Antes da guerra na Ucrânia, os oligarcas russos navegavam pelos sete mares a bordo de alguns dos maiores superiates do mundo. Até a imposição do bloqueio ocidental aos bens russos no exterior, o empresário russo-israelense Roman Abramovich era o proprietário do Eclipse, um enorme barco que, com seus 162 metros de comprimento, ostentava o título de ser o segundo maior megaiate do mundo.
No entanto, a imensa embarcação que, até 2022, era propriedade do oligarca russo, está equipada com mais do que apenas o luxo esperado de um iate dessa categoria. De acordo com a experiência de 2018 de um piloto de drones, cuja aeronave tentou sobrevoar o Eclipse, o iate de Abramovich também conta com equipamentos de nível militar que o transformam em uma fortaleza impenetrável para proteger sua privacidade.
Um gigante de luxo blindado à prova de drones
Segundo o veículo especializado em náutica Superyacht Fan, estima-se que o valor do Eclipse seja de cerca de 700 milhões de dólares (R$ 4 bilhões). O iate foi fabricado em 2010 pela Blohm+Voss em Hamburgo. Estima-se que o custo anual aproximado para mantê-lo em operação seja de 60 milhões de dólares (R$ 340 milhões). Esse alto custo de manutenção dos superiates de luxo tem sido o principal problema nas apreensões dos iates dos oligarcas russos.
O superiate tem capacidade para acomodar até 36 convidados distribuídos em seus 18 camarotes e várias suítes, que são atendidos por uma tripulação de 70 pessoas. Em suas coberturas, há dois helipontos, uma piscina de 16 metros, vários jacuzzis, uma sala de discoteca e uma área de Beach Club equipada com todo tipo de entretenimento aquático.
No entanto, se o equipamento de lazer já é impressionante pela exuberância e luxo, espere para descobrir o que se esconde sob essa aparência glamourosa. O superiate de luxo ganha o caráter de fortaleza quando se ativa seu sistema antipaparazzi, que utiliza lasers para evitar que câmeras possam capturar imagens dos convidados a bordo.
Além de um sistema para proteger a privacidade dos convidados quando saem para o alto-mar, o Eclipse conta com vidros blindados em todas as janelas da cobertura e do casco, assim como um sistema antimísseis que o protege contra ataques com material pesado a distância. E, como se não bastasse, o superiate também está equipado com um pequeno submarino no mais puro estilo James Bond, permitindo que seu proprietário desfrute do fundo do mar ou escape discretamente, dependendo da situação.
Tecnologia antidrones avançada em 2018
Embora o equipamento seja impressionante, o mais surpreendente foi a descoberta casual feita em 2018 por Justin Oakes, piloto profissional de drones e colaborador habitual do popular YouTuber Casey Neistat: o sistema antidrones do superiate.
Como o piloto contou em um vídeo de 2018 (agora restrito como privado), o superiate de Abramovich se aproximou de uma área costeira onde Oakes e o YouTuber estavam filmando um vídeo. Impressionados com a embarcação, eles decidiram fazer algumas filmagens sobrevoando o superiate.
Quando o DJI Phantom de Oakes se aproximou do Eclipse, o drone foi neutralizado e o piloto perdeu o controle sobre ele. A tela do controle remoto, que mostrava as imagens do drone, escureceu, e a aeronave continuou se movendo em linha reta. Por mais que tentasse reiniciar o controle para retomar o comando, foi em vão.
Tanto Justin Oakes como Neistat foram testemunhas de como várias pessoas, uma delas armada com um dispositivo antidrones, tentavam capturar sua aeronave. Por sorte, uma das tentativas de Oakes de recuperar o controle de seu drone teve sucesso e ele conseguiu restabelecer a conexão, o suficiente para ativar o modo "Sport" e afastá-lo rapidamente de quem queria capturá-lo.
Esses sistemas antidrones são usados atualmente em aeroportos e áreas protegidas, mas não era muito comum vê-los sendo usados para proteger um superiate de luxo como este. No entanto, isso explica, pelo menos em parte, os 600 milhões de dólares que o oligarca russo pagou pelo Eclipse.
Imagem | Wikimedia Commons (Amir Hosseini), Superyatch Fan
Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.
Ver 0 Comentários