Os shows com drones estão se consolidando como uma opção cada vez mais promissora em relação aos fogos de artifício tradicionais. Grande parte dessa tendência se deve à China — não apenas porque suas empresas estão na vanguarda desse setor, mas também porque, lá, são realizados alguns dos eventos mais pirotécnicos do planeta. No dia 26 de setembro, Shenzhen mobilizou mais de 10 mil veículos aéreos não tripulados que animaram o céu noturno com diferentes formas e cores.
Começando às 20h30, 10.197 drones voaram em frente à baía nordeste da cidade. Um vídeo compartilhado pela televisão pública chinesa mostra o evento em detalhes. Residentes e turistas fotografaram a representação do pássaro Dapeng (figura mítica do budismo) estendendo suas asas e também um veículo voador com telas laterais.
Um evento que quebrou dois recordes Guinness
O governo de Shenzhen não demorou a anunciar que o show, denominado "Cidade no céu, grande possibilidade", resultou em dois recordes no Guinness. O espetáculo foi reconhecido por ter "a maior quantidade de drones controlados por um único computador para decolar ao mesmo tempo" e também "a maior quantidade de padrões aéreos compostos por drones". Em 2018, Xangai também havia quebrado um recorde mundial com drones.
Não foram divulgados detalhes técnicos do evento, portanto não sabemos qual modelo de drone foi utilizado. Mas não seria surpreendente que veículos da DJI tivessem sido empregados — a marca é um dos grandes orgulhos da China. Sua reputação, tecnologia e preço a permitiram controlar 90% do mercado mundial de drones comerciais. Alguns modelos também costumam ser usados em shows visuais, como o que mencionamos acima.
E esse foi só o primeiro espetáculo visual por esses meses na terra do dragão. Os drones também voaram de forma coordenada em outras partes do país antes e depois da celebração principal pelo 75º aniversário da República Popular da China, no dia 1º de outubro. As atividades posteriores fazem parte da “Semana Dourada”, assim chamada pelos dias de descanso adicionais concedidos, que se somam ao feriado original.
Este texto foi traduzido e adaptado do site Xataka Espanha
Imagem | Governo de Shenzhen
Ver 0 Comentários