Tendências do dia

Criaram um carro ao estilo Cybertruck na China que roda com um drone tripulado: seu lançamento está próximo

  • A Xpeng Aeroht diz que abrirá os pedidos antecipados ainda este ano

  • A produção em massa e as entregas do veículo modular começarão em 2026

Tesladronechina
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

Imagine que você está dirigindo por uma área montanhosa. Ao chegar ao fim do caminho, você se depara com um imponente precipício, cuja altura e rochas afiadas tornam impossível atravessá-lo com um veículo terrestre. Nesse cenário, como continuar? E se, em vez de parar, você pudesse continuar, só que voando? Esta é a ideia que a empresa chinesa Xpeng Aeroht está tentando concretizar.

A companhia afirma estar prestes a começar a entregar seu “carro voador modular, projetado para aventuras off-road”. Não se trata de um projeto completamente novo, mas de um dos primeiros a possivelmente deixar de ser apenas um conceito e finalmente se tornar uma opção real — algo que clientes possam comprar e utilizar.

O carro voador modular começará a chegar aos clientes em 2026. Será um veículo com um módulo terrestre, permitindo que ele se mova como qualquer outro carro, e um módulo aéreo separado, guardado no porta-malas, para voar e alcançar áreas de difícil acesso. A Xpeng Aeroht diz que abrirá uma pré-venda de seu veículo no quarto trimestre de 2024. As entregas para os primeiros usuários, por sua vez, começarão em algum momento de 2026.

Como podemos ver nas imagens, o carro voador da Xpeng Aeroht nos lembra, em parte, o design do Cybertruck da Tesla. O módulo terrestre é elétrico e apresenta uma configuração de três eixos e seis rodas, com tração total 6x6 e direção traseira. Pode transportar até cinco passageiros e, o que é mais importante, o módulo aéreo tripulado, que se esconde no que seria o porta-malas.

Tesladronechina 1

O módulo aéreo, que se parece com um grande drone, é o que tecnicamente conhecemos como EVTOL, uma aeronave de decolagem e aterrissagem vertical. A empresa afirma que ele suporta pilotagem manual e automática, proporcionando uma experiência mais completa para os tripulantes (um máximo de dois). Além disso, possui uma cabine panorâmica de 270° e propulsão elétrica com proteção de segurança em caso de falhas.

Tesladronechina 2

A Xpeng Aeroht afirma que seu veículo será útil em cenários como resgates de emergência. No entanto, ainda restam algumas perguntas a serem respondidas. Não sabemos exatamente em quais mercados os pedidos antecipados serão abertos, nem qual será o preço exato. O Electrek destaca que o preço de cada unidade não deve ultrapassar os 280.740 dólares (R$ 1,5 milhão), segundo declarações da Aeroht.

Não é nenhum segredo que os “carros voadores” são um sonho que vem sendo cultivado há décadas e que, aos poucos, começa a ganhar forma. Embora alguns modelos estejam à venda, sua implementação no mundo real ainda é muito limitada. Entre os desafios-chave estão a redução de preços e o respaldo regulatório necessário para operar em diferentes partes do mundo.

Este texto foi traduzido e adaptado do site Xataka Espanha

Imagens| XPENG AEROHT

Inicio