Tendências do dia

Estão pipocando anúncios no seu celular? Veja possíveis causas e como resolver

Geralmente, o culpado é um app sem noção

Saiba como se livrar de anúncios indesejados aparecendo no celular / Imagem: Bing com edição
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

Você desbloqueia o celular e, de repente, surgem anúncios que você nem sabe de onde vêm. Publicidade no painel de notificações, janelas pop-up aparecendo nos momentos mais inoportunos e até aplicativos que você nem sabia que tinha instalado. Soa familiar? Pois há várias maneiras de acabar com todos esses anúncios indesejados – e vamos te contar como.

Instalar aplicativos em um celular Android é tão fácil que, muitas vezes, nem prestamos atenção ao que baixamos, seja pela Google Play Store ou em forma de arquivos APK. O risco de infecção por malware existe, mas o mais comum é que o celular comece a exibir anúncios sem motivo aparente. Em geral, basta desinstalar o app responsável, mas encontrar o culpado nem sempre é fácil.

Primeiro passo: identificar o aplicativo responsável

Você liga o celular e vê um anúncio na tela de bloqueio. Desbloqueia o aparelho, tenta abrir o WhatsApp e outro anúncio ocupa toda a tela, impedindo você de fazer qualquer coisa além de esperar que ele termine. Publicidade nas notificações, nos ajustes... Não há dúvida: um aplicativo está explorando o sistema para exibir anúncios. Em alguns casos, pode até ser um adware, um tipo de software que inunda o dispositivo com propagandas.

Se antes os anúncios não apareciam e, de repente, seu celular está inundado de propagandas, há apenas uma explicação: você instalou um aplicativo que está abusando da sua confiança. Nem sempre é fácil identificá-lo, pois os desenvolvedores costumam retardar o bombardeio de anúncios para que o usuário não associe o problema a um app recém-instalado. Felizmente, existem várias maneiras de encontrar o culpado.

Descubra manualmente qual app está enchendo seu celular de anúncios

Notificações

Geralmente, os anúncios que aparecem sem que você abra um aplicativo específico são de dois tipos: de notificação ou pop-up. Os primeiros surgem ao puxar a parte superior da tela, como se fossem avisos comuns, e podem ser estáticos ou aparecer esporadicamente. Para identificá-los, siga estes passos:

  • Deslize para baixo para abrir a área de notificações e localize o anúncio que está te incomodando.
  • Pressione e segure a notificação até que apareçam as opções de silenciamento.
  • O Android mostrará qual aplicativo enviou o aviso.

Sabendo qual app está exibindo os anúncios, basta desinstalá-lo para se livrar do problema. Isso também vale para os anúncios que aparecem na tela de bloqueio, pois geralmente são notificações. Basta desbloquear o celular, identificar o aplicativo responsável e apagá-lo.

Caso estejam aparecendo janelas de publicidade sem motivo aparente, é bem provável que algum aplicativo com permissão para se sobrepor às outras telas esteja aproveitando para te bombardear com pop-ups. Para descobrir qual é o responsável, siga estes passos:

  • Vá até as Configurações do seu Android e entre na seção de Aplicativos.
  • Acesse as opções avançadas e procure o menu de "Acesso especial".
  • Encontre a permissão de sobreposição de tela. O nome pode variar dependendo da marca do celular: "Mostrar sobre outras aplicações", "Exibir sobre outros apps", entre outros.
  • Verifique quais aplicativos têm essa permissão ativa – provavelmente, haverá algum que não deveria estar ali.
  • Remova a permissão de sobreposição e veja se os pop-ups continuam aparecendo. Se pararem, você já sabe qual aplicativo deve desinstalar.
  • Se os anúncios persistirem, continue desativando a permissão de outros apps suspeitos até encontrar o culpado.
Notificação

Outro bom conselho é desinstalar todos os aplicativos que você não considera indispensáveis, começando sempre pelos antivírus, otimizadores de bateria, limpadores de lixo e apps que prometem acelerar o telefone. A maioria desses aplicativos é apenas um aglomerado de anúncios e, salvo raras exceções, têm pouca ou nenhuma utilidade. O mais provável é que, depois de uma limpeza geral, o excesso de publicidade desapareça.

Use um aplicativo para identificar apps abusivos

Notificação

Como sempre, “tem um app pra isso”. Se você não quer perder tempo investigando manualmente qual aplicativo está causando o problema, pode deixar o trabalho para uma ferramenta como o AppWatch, que é gratuito na Play Store.

O AppWatch usa o registro de atividades do Android para localizar aplicativos que abusam da publicidade. No entanto, ele não faz isso automaticamente: é necessário iniciar a análise manualmente e consultar o registro para descobrir a fonte dos anúncios. Ainda assim, a ferramenta facilita bastante o processo e pode ser uma ótima aliada para eliminar a publicidade invasiva do celular.

Uma vez instalado o AppWatch, siga estes passos:

  1. Abra o AppWatch e conceda permissão para acessar o uso dos aplicativos.
  2. Volte ao AppWatch e toque no botão "Iniciar o acompanhamento". A partir desse momento, o app registrará a atividade das aplicações e exibirá uma notificação permanente.
  3. Use o celular normalmente até que um anúncio apareça sem estar vinculado ao aplicativo em uso.
  4. Assim que isso acontecer, abra imediatamente o AppWatch (pela notificação permanente) e veja qual foi o último app registrado. Esse será o culpado pela publicidade invasiva.
  5. Não espere demais para verificar o AppWatch, pois um aplicativo inocente pode ser ativado no meio tempo e gerar um falso positivo.
  6. Desinstale o app identificado e pronto.

Caso seu celular tenha mais de um aplicativo enviando publicidade invasiva, será necessário repetir o processo até limpar tudo. Vale lembrar que o AppWatch não elimina os anúncios, apenas fornece informações para você identificar os responsáveis. Quando terminar, pode desativar e desinstalar o aplicativo do telefone.

Imagem | Bing com edição

Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.

Inicio