Tendências do dia

Elon Musk não tem permissão para participar de algumas reuniões na SpaceX, de acordo com o WSJ; o motivo: sua autorização de segurança

  • Musk possui uma autorização de segurança "ultrassecreta"

  • Além disso, alguns funcionários da SpaceX também possuem autorizações de nível superior.

O nível de segurança nas empresas contra Elon Musk - Imagens | Daniel Oberhaus | Glenn Beltz
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
sofia-bedeschi

Sofia Bedeschi

Redatora

Jornalista com mais de 5 anos de experiência no ramo digital. Entusiasta pela cultura pop, games e claro: tecnologia, principalmente com novas experiências incluídas na rotina. 

Elon Musk é considerado uma das figuras mais influentes e poderosas do mundo empresarial. A revista Fortune o coloca no topo de uma lista que também inclui Jensen Huang, da NVIDIA, Satya Nadella, da Microsoft, e Warren Buffett, da Berkshire Hathaway.

Musk possui uma habilidade notável para expandir sua fortuna, permitindo-se extravagâncias como a aquisição do Twitter (agora X).

No entanto, sua riqueza e autoridade não resolvem todos os seus desafios. O magnata enfrenta dificuldades para receber um enorme bônus de ações da Tesla e, na SpaceX, não tem permissão para participar de certas reuniões, segundo o The Wall Street Journal (WSJ).

Acesso limitado à informação na própria SpaceX

É surpreendente que o CEO da empresa que ele mesmo fundou tenha acesso restrito a informações sobre determinados projetos. No entanto, o jornal americano aponta que é exatamente isso que está acontecendo com Musk.

A SpaceX estabeleceu uma colaboração estreita com o governo dos Estados Unidos, transportando cargas secretas para a órbita e desenvolvendo o programa de satélites espiões Starshield.

Como resultado, a SpaceX lida com informações de máxima confidencialidade por motivos de segurança nacional.

Nesse contexto, alguns funcionários da empresa aeroespacial possuem uma autorização de segurança concedida pelo governo dos Estados Unidos que é superior à do próprio CEO. Musk possui uma autorização “top-secret”, mas isso limita seu acesso a informações detalhadas sobre os programas confidenciais nos quais a SpaceX trabalha.

Original

Centenas de membros da SpaceX possuem uma autorização do tipo "Sensitive Compartmented Information". Esse tipo de autorização permite acesso a informações altamente sensíveis e compartimentadas, com o objetivo de evitar vazamentos para pessoas não autorizadas.

Como Musk não possui a autorização de segurança de nível mais alto, ele não tem permissão para acessar instalações onde são desenvolvidos projetos mais sigilosos. De acordo com fontes do The Wall Street Journal, Musk geralmente não está ciente das cargas úteis confidenciais lançadas por seus foguetes.

Os CEOs da Boeing, Lockheed Martin e da sua joint venture de foguetes, a United Launch Alliance, possuem autorizações de mais alto nível. Então, por que Musk está fora desse grupo? O governo dos Estados Unidos concede essas autorizações após um rigoroso processo de aprovação.

Durante o processo, os envolvidos devem responder a perguntas sobre informações extremamente pessoais. Uma das razões pelas quais Musk não obteve uma autorização de segurança equivalente à de seus concorrentes é evitar questões relacionadas aos seus contatos com cidadãos estrangeiros e ao consumo de substâncias ilícitas.

No entanto, esse cenário pode mudar drasticamente no esse ano. Musk se consolidou como um dos principais aliados de Donald Trump, e também faz parte de uma iniciativa chamada DOGE (Department of Government Efficiency), que tem como objetivo melhorar a eficiência do governo. O atual presidente dos Estados Unidos pode conceder a Musk um nível de segurança mais alto, evitando o processo tradicional.

Inicio