NVIDIA perdeu US$ 265 bilhões de uma só vez; tarifas geraram terror entre empresas de tecnologia

As tarifas de 25% sobre o México e o Canadá foram recebidas com números negativos nas bolsas

Tarifas de Trump derrubam ações de empresas de tecnologia / Imagem: Hillel Steinberg
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

A NVIDIA perdeu, no dia 3 de março, 265 bilhões de dólares de uma só vez. Foi um dia especialmente difícil para a empresa, com uma queda de 8,69% no valor de suas ações, mas o dia foi marcado pelo vermelho em todo o setor tecnológico. O motivo claro desse retrocesso nas bolsas foram as tarifas.

Donald Trump confirma as tarifas

Após anunciar as tarifas sobre o Canadá e o México, o presidente dos EUA inicialmente adiou sua efetivação, mas depois anunciou que elas entrariam em vigor definitivamente a partir de 4 de março. Trata-se de uma medida polêmica que fará com que as importações do México e do Canadá passem a ter tarifas de 25%, o que encarecerá esses produtos.

O anúncio de Trump provocou um colapso evidente em várias ações do setor tecnológico, mas a NVIDIA foi sem dúvida uma das mais afetadas, com uma queda de 8,69%. A Intel perdeu 4,05%, a Broadcom caiu 6,05% e a Supermicro despencou 13%. Os números negativos apareceram em boa parte do mercado tecnológico, com todas as grandes empresas afetadas, ainda que em menor grau do que a NVIDIA.

Como apontam os analistas do The Kobeissi Letter, o índice S&P já abriu em baixa, e o anúncio de Trump rapidamente precipitou a queda: em apenas seis horas, os ativos incluídos nesse índice haviam perdido mais de 100 pontos, cerca de 1,5 trilhão de dólares no total.

Relação com o México

Embora a maioria dos chips da NVIDIA seja fabricada em Taiwan, alguns de seus sistemas mais avançados e equipamentos baseados nesses chips são produzidos em outras regiões, incluindo tanto os EUA quanto o México. Isso significa que esses produtos seriam afetados pelas tarifas. Curiosamente, o anúncio de Trump apenas reforçou os planos do México com a fábrica da Foxconn em Jalisco: será a principal unidade de montagem das placas GB200 com arquitetura Blackwell da NVIDIA. Os responsáveis prometeram que ela estará concluída em um ano, apesar das tarifas.

Trump também confirmou o anúncio da TSMC, que investirá mais 100 bilhões de dólares — além dos 65 bilhões já acordados — em fábricas em território norte-americano. A NVIDIA informou à CNBC que fabricará chips nessas instalações, o que permitiria evitar as tarifas.

Apesar de tudo, Huang afirmou há alguns dias que o segundo trimestre do ano promete ser positivo para a empresa. Eles já estão com tudo pronto para fabricar seus novos chips com arquitetura Blackwell e corrigiram os defeitos que foram detectados nas fases iniciais de produção.

As criptomoedas também desabam

O anúncio da reserva em cripto estratégica havia impulsionado o valor das criptomoedas, mas os acontecimentos de março também afetaram de forma significativa esse mercado. O Bitcoin perdeu mais de 8% de valor, o Ethereum quase 15%, o XRP 17,61%, o Solana 19,57% e o ADA 18%. Essas eram as cinco criptomoedas mencionadas por Trump para essa iniciativa, e a queda foi enorme em todas elas.

Imagem | Hillel Steinberg

Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.

Inicio