Na cidade de Jinan, a pouco mais de quatro horas e meia de carro de Pequim, o China Railway 14th Bureau Group está liderando a construção do túnel subaquático de maior diâmetro do mundo. Quando a obra estiver concluída, moradores e visitantes da capital Shandong poderão se deslocar de um lado do Rio Amarelo para o outro por uma rodovia de dois níveis com seis faixas no total. Mas antes que isso aconteça, os trabalhadores devem concluir as tarefas de perfuração que começaram há meses.
Por trás deste projeto está uma enorme máquina de perfuração de túneis chamada "Shanhe" de 163 metros, com um diâmetro de 17,5 metros e um peso de 5,2 mil toneladas. A sofisticada peça de engenharia saiu da linha de montagem em maio de 2024 e começou a operar no local em setembro do ano passado. Conforme relatado pela Xinhua, a cada dois metros uma dúzia de segmentos são montados para formar um anel de suporte que separa as águas subterrâneas, mais dois metros são perfurados e a tarefa é repetida.
Um túnel para conectar melhor a cidade de Jinan
À medida que a perfuração avança, vários membros do local monitoram parâmetros como movimento da peça, alimentação do cilindro e nível de lama. A máquina também precisa de manutenção constante e até mesmo reparos. Neste caso, os especialistas lideram um exército de trabalhadores que manipulam mecanismos hidráulicos, canos de água e ferramentas para que o trabalho seja concluído até o final deste ano. "Shanhe" avançou cerca de 15 metros por dia e ultrapassou mil metros perfurados.

Esta máquina potente possui 306 cortadores de diferentes tipos de dentes, projetados para desempenho de corte superior. Além disso, incorpora tecnologia avançada, como uma cabeça de corte composta pressurizada, acionamento principal telescópico e uma câmera telescópica para o tanque de escavação. Mas isso não é tudo. Também é equipada com previsão geológica avançada, monitoramento do ambiente de gás, detecção de desgaste de ferramentas, detecção síncrona de argamassa e um sistema auxiliar de suporte.
O China Daily destaca um fato muito interessante: 7 em cada 10 máquinas de perfuração de túneis vendidas no mundo são chinesas e, dentro do país, 95% dessas máquinas também são fabricadas internamente. A China lidera esse setor, assim como na infraestrutura portuária e baterias para veículos elétricos. Com pouca concorrência, a produção local dita o ritmo e consolida sua posição em indústrias estratégicas, refletindo um forte compromisso com a autossuficiência e o domínio tecnológico em áreas-chave que vão além de suas fronteiras.
Imagens | Xinhua
Ver 0 Comentários