Relato de Eva Rodriguez de Luis, do Xataka Espanha
Embora a suíte clássica do Google traga um monte de bons aplicativos para o dia a dia, reconheço que, há anos, o Keep deixou de ser suficiente para mim. Desde então, tenho vagado de aplicativo em aplicativo em busca do app gratuito perfeito para tomar notas: já usei os famosos como Evernote, OneNote e Notion, e também testei algo mais voltado para gestão de tarefas, o Todoist. Mas, no final, ou eles tinham uma curva de aprendizado muito íngreme, ou eu precisava pagar para ficar satisfeita.
Mas acabou que não precisei sair do ecossistema do Google para encontrar uma alternativa bem mais completa ao Keep. Ela conta com a inteligência artificial do Gemini, que funciona muito bem. Embora a IA ainda tenha bastante espaço para melhorias, para tarefas como tomar notas, fazer resumos, transcrições e afins, é uma grande ajuda.
NotebookLM é o bloco de notas perfeito do Google
Feita a introdução, vou dar nome aos bois: é o NotebookLM, algo como o Notion do Google ou o OneNote da Microsoft, mas adaptado aos tempos atuais. Isso mesmo, com inteligência artificial. Basta entrar com uma conta do Gmail para explorar esse espaço, simplesmente acessando https://notebooklm.google.com/. Assim, não é preciso instalar aplicativos, criar novas contas ou se preocupar com a compatibilidade com outros dispositivos ou sistemas operacionais.
Tudo fica armazenado no meu bloco de notas vinculado à minha conta principal do Google, centralizando tudo em um único lugar. No entanto, dentro dele, é possível adicionar vários blocos (cada um com suporte para até 50 fontes). No meu caso, tenho um bloco para cada projeto. É claro que, com outras contas do Google, você pode criar espaços totalmente independentes. Eu uso apenas para trabalho: anotar ideias, salvar textos interessantes ou referências (como links ou publicações do X), entre outras coisas.
Começando
Ao abrir o NotebookLM pela primeira vez, a primeira coisa que ele pede é que você comece a adicionar informações de diferentes fontes e formatos: documentos do Google Drive nos quais estou trabalhando, vídeos do YouTube, PDFs, qualquer link da internet, texto simples copiado e colado, manuscritos e até arquivos de áudio em MP3. Em poucas palavras, minhas ideias de trabalho e projetos atuais, independentemente de sua origem, encontram espaço aqui.
Mencionei anteriormente que, com outros aplicativos de notas, enfrentava dificuldades com a curva de aprendizado, mas isso não acontece com o NotebookLM. Sua interface é simples como uma lousa, algo que eu aprecio, já que costumo ser bastante caótica e prefiro ter tudo organizado e à mão. Assim, de um lado estão as notas fixadas e, do outro, uma lista com as fontes.
Além disso, o aplicativo oferece uma interface de chat onde é possível encontrar tudo rapidamente, bastando fornecer algumas informações. No que diz respeito aos fluxos, tudo é intuitivo e familiar, com ícones conhecidos para enviar ou compartilhar, típicos para quem usa os serviços do Google.
Mesmo só fazendo o básico, a IA deste bloco de notas é um diferencial
Ela oferece uma grande ajuda, embora ainda tenha muito espaço para melhorias e crescimento. Explico: você pode usar o app como um simples bloco para reunir informações e utilizá-las de forma tradicional (é o que costumo fazer, salvo por algumas funcionalidades específicas), mas também pode recorrer a um chatbot para fazer perguntas. Além disso, de forma geral, ele é útil para sessões de estudo, geração de gráficos, transcrições e resumos.
Como mencionei na introdução, o aplicativo é enriquecido com inteligência artificial, mais especificamente com o Gemini 1.5 Pro, que oferece uma janela de contexto de 1 milhão de tokens. Isso se traduz em maior capacidade de processamento, compreensão mais precisa e respostas mais fluidas. Se você conhece as características do Gemini, sabe que essa versão é paga. O bom é que não é preciso pagar para usá-la integrada ao NotebookLM, o que é incrível. Além disso, ao gerar conteúdo, a IA usa como base o que você inputar, o que traz segurança contra possíveis erros ou "alucinações".
How to do school with NotebookLM:
— Steven Johnson (@stevenbjohnson) September 26, 2024
1. Record audio from class on your phone
2. Keep laptop closed. Just jot down short phrases to describe most important points
3. Upload audio and PDF scan of notes to NotebookLM
4. Ask Notebook to expand your notes with details from recording… pic.twitter.com/wfmCTJfRba
Embora a possibilidade de reunir tantas referências em formatos variados numa interface reconhecível e adaptável como a do Google já tenha me incentivado a experimentar, o que me convenceu foi o que o diretor editorial do Google Lab disse em sua conta no X: às vezes, encontrar ideias novas, obter resumos de um vídeo ou converter um áudio em texto é de grande ajuda. Quem diria que adicionar IA a um aplicativo de notas seria uma ideia tão boa.
Sobre o espaço para melhorias e expansão, destaco que a função de Resumos de Áudio, por enquanto, está disponível apenas em inglês. Eu adoraria usá-la em espanhol, a língua com que trabalho, leio e ouço podcasts. Em inglês, exige mais esforço da minha parte, mas, ainda assim, a utilizei para alguns tópicos.
O que ela faz, exatamente? Converte as notas e fontes em algo como um podcast, com duas vozes bastante naturais simulando um diálogo sobre o conteúdo. Esse formato é superinteressante para se aprofundar em um tema de maneira leve, seja para estudar na época da faculdade ou, no meu caso, para aprender sobre certos assuntos.
Imagem | Montagem com captura de tela, mockup e foto de Chris Appano no Unsplash
Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.
Ver 0 Comentários