Tendências do dia

A BYD não é apenas uma gigante automotiva: também possui um batalhão de funcionários que montam aparelhos para a Apple

  • Empresa asiática se tornou parceira-chave da Apple

  • No início deste ano, Tim Cook se encontrou com seu CEO, Wang Chuanfu

Apple e BYD são parceiras de destaque no ramo da tecnologia
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

Apesar dos esforços da Apple para diversificar a produção de seus produtos, a maioria ainda está saindo de instalações na China. Sabemos que a empresa de Cupertino conta com uma variedade de parceiros com presença no gigante asiático, como Foxconn, Pegatron e Luxshare. Agora, no início deste ano, Tim Cook fez uma publicação na mídia social chinesa Weibo e mencionou a BYD como um de seus fornecedores.

Mais tarde, veio à tona que o executivo dos EUA havia se encontrado com Wang Chuanfu, CEO da BYD, mas tudo além disso era um mistério. Como sabemos, a Apple é uma das empresas de tecnologia mais secretas do planeta, então saber detalhes sobre seus negócios ou cadeia de suprimentos é um grande desafio. Não estava claro o quão importante era o elo entre o grupo chinês e a empresa de tecnologia dos EUA.

O batalhão da BYD que trabalha para a Apple

Um artigo publicado recentemente pelo The Wall Street Journal esclarece essa questão. Fontes consultadas pelo jornal apontam que a BYD se tornou uma das principais montadoras do iPad. Em números, a firma chinesa emprega cerca de 10 mil engenheiros para essa tarefa. Além disso, outros 100 mil funcionários estão envolvidos no processo que eles chamam de "cadeia de frutas" em referência à Apple.

Curiosamente, a relação entre a Apple e a BYD não é recente. É mencionado que a montadora disse em 2019 que havia entrado com sucesso na cadeia de suprimentos de um grande cliente norte-americano. Nesse sentido, alguns analistas não têm medo de afirmar que esse cliente era a Apple e que a empresa estava se referindo à montagem do iPad, mas não está claro qual dos modelos de tablet a BYD vem montando na China.

Byd01

De qualquer forma, esse elo não passa despercebido. Quando pensamos na BYD, a primeira coisa que vem à mente são seus carros elétricos. Estamos falando da maior fabricante desse tipo de veículo na China e uma das principais concorrentes da Tesla globalmente. No entanto, seus negócios vão além da mobilidade. A BYD, de fato, começou a fabricar baterias e outros componentes para dispositivos móveis em 1995.

A empresa chinesa não entrou totalmente no mundo automotivo até 2003, após a aquisição de uma empresa chamada Qinchuan. Atualmente, a maior parte da receita da BYD vem das vendas de carros, mas ela não parece negligenciar suas outras áreas de negócios, como a fabricação de dispositivos para terceiros. A Apple e a BYD também colaboraram no difundido "Apple Car", uma iniciativa que ajudou a desenvolver baterias Blade modernas.

Inicio