Nesta quinta-feira (10), a Opera fez uma demonstração ao vivo do seu agente de IA que navega sozinho pela internet, sem intervenção humana. A apresentação inédita aconteceu durante o evento Opera Browser Days, em Lisboa, Portugal.
O Browser Operator chega para concorrer com a solução homônima do ChatGPT e é tida como um passo além no uso da inteligência artificial para navegação na web, uma vez que consegue entender o contexto e tomar ações no lugar do usuário.
Isso significa que, em breve, não precisaremos sequer mexer o mouse para comprar uma passagem aérea, por exemplo. Basta usar a barra de IA disponível no navegador para pedir o que quiser, usando uma linguagem natural, que um agente realizará a pesquisa, preencherá os dados e finalizará a compra.
O recurso é uma espécie de evolução da Aria, a IA já existente no navegador Opera, mas a empresa frisou que um dos principais diferenciais do seu novo agente em relação à concorrência é que a sua solução protege a privacidade dos usuários, mantendo o processamento local de dados. Também é possível pedir para verificar cada passo dado pela IA para chegar até o resultado apresentado.
Primeira demonstração ao vivo

O recurso foi anunciado no início de março, durante a MWC 2025, mas é a primeira vez que uma demonstração foi feita ao vivo – e em frente a jornalistas de todas as partes do mundo.
O time de IA da empresa norueguesa subiu ao palco e usou o Browser Operator para programar uma viagem de bicicleta pela Europa. O agente conseguiu sugerir os melhores destinos, entrar automaticamente em um site para buscar hospedagem durante o período solicitado e ainda mostrou conteúdos relacionados a “como viajar de avião levando uma bicicleta”.
Mantendo a tradição das demonstrações ao vivo no mundo da tecnologia, um pequeno probleminha aconteceu na fase final de uma segunda abordagem: pedir ao agente para buscar uma floricultura específica e enviar flores para o quarto de hotel de um dos jornalistas presentes na plateia.
Tudo corria bem: o Operator conseguiu buscar automaticamente a floricultura, escolheu a flor indicada, preencheu o endereço e até mesmo os dados do cartão do usuário para pagamento - que já estava previamente salvo no navegador.
No entanto, no momento de finalizar a compra, ele não conseguiu completar a tarefa, aparentemente devido a alguma questão relacionada ao idioma ou à autenticação de dois fatores, algo que não ficou muito claro.
O imprevisto não tirou o brilho da apresentação, que deixou a plateia empolgada com as possibilidades. Vale lembrar ainda que a tecnologia está em período de testes, mas será lançada “em breve” para os usuários.
Imagem de capa | Opera
Ver 0 Comentários