Costumo viajar bastante, tanto por motivos pessoais quanto profissionais — o que significa que meu local de trabalho está sempre mudando. Apesar de levar dois celulares com seus respectivos chips e pacotes de dados, sempre que possível (e já que é um extra oferecido pelo hotel), prefiro usar a conexão à internet do próprio hotel.
Antes, eu me irritava com o Wi-Fi dos hotéis — poucas vezes encontrei um sinal forte, estável e minimamente rápido o suficiente para trabalhar (e olha que meu trabalho nem exige tanto assim).
E nem se fala em relaxar jogando online ou assistindo a uma série.
Mas, se o quarto do hotel tem uma porta Ethernet, eu não penso duas vezes: pego meu adaptador USB-C, conecto ao celular e ao cabo Ethernet — e pronto, é só aproveitar! A conexão via cabo tem muitas vantagens que também funcionam super bem em dispositivos como celulares e tablets.
Usar a porta Ethernet dos hotéis é uma ótima ideia — e não apenas para trabalhar.
Uma observação: há mais quartos de hotel com entrada Ethernet do que a gente imagina. Basta procurar perto da área de trabalho, geralmente acompanhada de outras tomadas padrão.
Tudo começou há alguns meses, quando, em uma viagem a trabalho, cheguei no quarto e encontrei uma conexão Wi-Fi péssima.
Desci até a recepção para reclamar e me sugeriram essa alternativa. Como eu já levava um adaptador USB-C multiporta (meu notebook tem pouquíssimas entradas), eles foram super gentis e me emprestaram um cabo Ethernet.
Ainda assim, meu conselho para quem pretende usar a Ethernet dos hotéis é sempre levar de casa tanto o adaptador quanto o cabo.
A utilidade de conectar o celular à internet via cabo é basicamente a mesma em qualquer lugar. A diferença é que, em casa, isso costuma ser menos necessário — afinal, o Wi-Fi geralmente funciona de forma razoável.
Já em um hotel, essa conexão pode ser a salvação. Além de eliminar o problema de zonas com melhor ou pior sinal (aqui, o limite passa a ser o comprimento do cabo), estes são os principais benefícios:
- Adeus às interferências. Redes sem fio estão mais sujeitas a quedas causadas por interferências, como as de dispositivos Bluetooth ou obstáculos físicos.
- Menor saturação da rede. A maioria das pessoas se conecta à internet via Wi-Fi, o que significa que em determinados momentos a rede pode ficar sobrecarregada. Com a conexão via cabo, você minimiza esse risco e, mesmo se estiver usando a mesma rede, parte de uma posição privilegiada.
- Maior velocidade e estabilidade. Embora isso varie bastante de acordo com o tipo de rede sem fio adotada pelo hotel (alguns usam repetidores, outros redes em malha, provedores diferentes...), o comum é que a conexão via cabo seja mais rápida e, principalmente, mais estável do que a Wi-Fi. Isso faz bastante diferença para usos que exigem altas taxas de upload e download, como assistir a filmes em 4K ou enviar arquivos pesados. Em hotéis mais modernos, o esperado é encontrar uma rede Gigabit Ethernet — mas, para aproveitá-la, é preciso ter um cabo Ethernet de boa qualidade.
- Menor latência. Se a ideia é usar o celular ou o tablet para assistir a uma série, jogar online ou fazer uma videochamada, usar o cabo Ethernet é uma ótima escolha para garantir uma experiência mais fluida — especialmente em comparação com uma Wi-Fi fraca. Claro que, se o quarto tiver um ponto de acesso Wi-Fi dedicado, a latência também será baixa, mas com o cabo você joga no seguro.
- Mais segurança. Em uma rede Wi-Fi pública ou semiaberta, nunca se sabe com quem se está compartilhando a conexão — e nem com quais intenções. Em redes assim, é possível que alguém esteja monitorando o tráfego em busca de dados sensíveis. Com o cabo Ethernet, você reduz esse risco. Ainda assim, vale lembrar que nenhum método é 100% à prova de ataques, como os do tipo man-in-the-middle.
Ver 0 Comentários