A SpaceX instalou em 2023 uma placa iluminada na Starbase que diz "Gateway to Mars". Elon Musk fundou a empresa em 2002 com o dinheiro da venda do PayPal e a determinação de colonizar o planeta vermelho. A SpaceX conquistou coisas incríveis desde então, mas seu plano mais otimista exigirá pelo menos mil Starships e outros 20 anos de trabalho, de acordo com o próprio Musk.
Antes de fundar a SpaceX, Elon Musk atuou brevemente no conselho de diretores da Mars Society, uma organização sem fins lucrativos que promove a conquista humana de Marte.
Foi em uma palestra plenária da associação que Musk anunciou um projeto chamado Mars Oasis que visava instalar uma pequena estufa no planeta vermelho para reativar o interesse público na exploração marciana.
Musk é ambicioso, e a ideia de cultivar plantas em Marte acabou evoluindo para algo muito mais complexo: transformar a humanidade em uma espécie multiplanetária que pode sobreviver a uma catástrofe na Terra. Visto de uma forma mais pragmática, para criar a arquitetura necessária para um assentamento humano autossustentável em Marte.
"Espere um minuto, eu poderia criar meus próprios foguetes para ir a Marte", Musk deve ter pensado, porque 20 anos depois é exatamente isso que ele está fazendo com a Starship.
Mil naves estelares para colonizar Marte
Embora seu nome e design tenham mudado ao longo dos anos, o plano de longo prazo para o programa Starship continua o mesmo:
- Um foguete enorme, totalmente reutilizável, que pode lançar mais de 100 toneladas ao espaço a um custo mínimo
- Uma frota desses foguetes, financiada com fundos públicos e privados, que pode transportar dezenas de pessoas ao planeta vermelho para construir uma base tripulada lá
- Milhares desses foguetes voando para Marte toda vez que os planetas estiverem alinhados para construir uma cidade autossuficiente de um milhão de pessoas
A SpaceX ainda precisa provar o primeiro ponto, mas além de ser ambicioso, Musk está otimista. Em 2019, o magnata estimou que seriam necessárias mil naves estelares e 20 anos de lançamentos para construir uma cidade sustentável no planeta vermelho.
Além disso, ele colocou o custo de cada lançamento em US$ 2 milhões (R$ 12,3 milhões), um valor absurdamente baixo para os padrões da indústria. Lançar um Falcon Heavy, o foguete mais poderoso em serviço, custa 50 vezes mais.
Em 2020, Musk fez alguns cálculos adicionais. A meta da Starship é voar três vezes por dia, mil vezes por ano, lançando um megaton anualmente no espaço para cada dez Starships. "Se construirmos 100 Starships por ano, teremos 1.000 em 10 anos, ou 100 megatons por ano", disse ele. "Aproximadamente 100 mil pessoas para cada sincronização orbital Terra-Marte."
As janelas de lançamento para Marte abrem a cada 26 meses, quando o planeta está mais perto da Terra. Musk acredita que se os lançamentos começassem em 2028, a cidade marciana de um milhão de pessoas poderia se materializar apenas 22 anos depois, em 2050.
É uma visão extremamente otimista do que uma empresa como a SpaceX pode fazer em tão pouco tempo, mas há uma coisa que não pode ser negada sobre Elon Musk: sua meta é a mesma desde que ele fundou a SpaceX. A empresa agora vale 180 bilhões de dólares (1,1 trilhão de reais) e a Starship é real, nós a vimos chegar ao espaço.
Imagem | SpaceX
Ver 0 Comentários