Esta empresa está enchendo as ruas de São Francisco com uma mensagem peculiar: “Parem de contratar seres humanos”

Uma startup de IA chamada Artisan lançou uma campanha publicitária especialmente polêmica. Seus mensagens, provocativas e chamativas, apontam para o medo existente de que a IA elimine milhões de empregos.

Imagem: Xataka Brasil
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
sofia-bedeschi

Sofia Bedeschi

Redatora

Jornalista com mais de 5 anos de experiência no ramo digital. Entusiasta pela cultura pop, games e claro: tecnologia, principalmente com novas experiências incluídas na rotina. 

Nos últimos dias, as ruas de São Francisco viram algumas vitrines se encherem de cartazes publicitários com uma mensagem surpreendente. Uma mensagem que incentivava os empresários a parar de contratar seres humanos, porque "a era dos empregados de IA chegou". O que aconteceu?

Deixe de contratar humanos

Como destacam no Ars Technica, uma startup de inteligência artificial chamada Artisan lançou uma campanha de marketing singular para seus produtos, assistentes de IA para diversos nichos empresariais que ela chama de "artesãos" ("artisans"). Na campanha, aparece a imagem de uma mulher acompanhada de mensagens como:

  • "Os artesãos não vão reclamar da conciliação familiar"
  • "As câmeras do Zoom dos artesãos nunca mostrarão a mensagem 'não trabalho hoje'"
  • "Contrate artesãos, não humanos"
  • "A era dos empregados de IA já chegou"
Original Clique na imagem para ver o post

O que fazem esses "artesãos"

A empresa desenvolve e vende software voltado para auxiliar na área de atendimento ao cliente e no trabalho em departamentos de vendas. Entre seus produtos está um "agente de vendas" criado por IA, chamado Ava, que teoricamente automatiza o trabalho de encontrar e entrar em contato com potenciais clientes.

Reações negativas

Nas redes sociais, como o Bluesky, um usuário chamado SpacePrez postou uma imagem de uma das vitrines e compartilhou um único comentário: "AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAGH". No Reddit, há vários tópicos como este ou este outro, nos quais vários usuários expressam seu desapreço por esse tipo de mensagem.

Alguns veículos, como o Creative Bloq, já qualificam a ideia como uma "pesadelo distópico".

Mas o CEO da Artisan buscava exatamente a polêmica. Jaspar Carmichael-Jack, CEO da Artisan, indicou em uma entrevista ao SFGate que a campanha foi precisamente projetada para isso. "[Os anúncios] são de certa forma distópicos, mas a IA também é", explicou, acrescentando que "a forma como o mundo funciona está mudando" e deixando claro que "queríamos algo que chamasse atenção, e não a chamaríamos com uma mensagem chata".

A IA e o futuro do trabalho

Os mensagens provocam quase imediatamente rejeição, mas refletem um medo que a sociedade tem expressado desde que a IA generativa começou a mostrar seu potencial. Muitos empregos podem ser afetados nos próximos anos por sistemas de IA que são capazes de ajudar em tarefas rotineiras e até em tarefas criativas.

Estamos vendo isso por toda parte, e embora seja provável que o impacto da IA no trabalho leve anos para ser realmente percebido, parece inevitável que muitas coisas no ambiente de trabalho mudem.

Inicio