Visa e Mastercard estão perdendo terreno num ritmo preocupante na Índia. O país com a maior população do mundo vem há anos promovendo um sistema de pagamento local que se tornou uma ameaça direta às empresas americanas. Esta é a Interface de Pagamento Unificada (UPI, da sigla em inglês), que processa cerca de 70% de todas as transações eletrônicas na Índia, de acordo com dados da Bernstein.
A UPI permite que os comerciantes fiquem sem as redes de pagamento que permitem que cartões de crédito e débito internacionais funcionem. Em vez disso, oferece a possibilidade de aceitar pagamentos por meio de QR codes e números de telefone, semelhante ao PIX. Os usuários precisam apenas baixar o aplicativo UPI, criar uma conta e conectar sua conta bancária para começar a negociar. O banco, no entanto, deve ter um acordo com a plataforma.
Índia também tem cartões de crédito locais
A Índia também desenvolveu uma rede de cartão de crédito conhecida como RuPay. A estratégia para incentivar os comerciantes a usá-la tem sido muito simples: funciona com a UPI e suas comissões são muito baixas. Conforme relatado pelo TechCrunch, isso se soma a uma medida do Banco Central da Índia que proibiu acordos exclusivos com redes de pagamento internacionais. Tudo parece indicar que esses sistemas continuarão a crescer.
A melhoria do sistema de pagamentos digitais na Índia é apresentada como uma vantagem para seus moradores e empresas, mas tem suas consequências. A ideia de perder progressivamente um mercado de milhões de pessoas não é uma boa notícia para empresas como Visa e Mastercard. Além disso, os turistas podem se ver com menos opções de pagamento quando desembarcam no país do Taj Mahal e dos templos.
Muitos visitantes concordam que usar cartões de crédito internacionais na Índia está se tornando mais difícil, embora especialistas expliquem que hotéis e restaurantes em grandes cidades geralmente ainda os aceitam. Os funcionários da UPI sabem disso perfeitamente bem e estão trabalhando para expandir seus serviços para estrangeiros no país. De qualquer forma, o dinheiro continua a reinar supremo onde quer que vá.
Imagens | Ali Mkumbwa
Ver 0 Comentários