Tendências do dia

A Índia tem se afastado das redes internacionais de pagamentos há anos; é um duro golpe para os gigantes Visa e Mastercard

  • País mais populoso do mundo depende de seu próprio sistema de pagamento

  • Decisão tem benefícios, mas também algumas consequências

Imagens | Ali Mkumbwa
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

Visa e Mastercard estão perdendo terreno num ritmo preocupante na Índia. O país com a maior população do mundo vem há anos promovendo um sistema de pagamento local que se tornou uma ameaça direta às empresas americanas. Esta é a Interface de Pagamento Unificada (UPI, da sigla em inglês), que processa cerca de 70% de todas as transações eletrônicas na Índia, de acordo com dados da Bernstein.

A UPI permite que os comerciantes fiquem sem as redes de pagamento que permitem que cartões de crédito e débito internacionais funcionem. Em vez disso, oferece a possibilidade de aceitar pagamentos por meio de QR codes e números de telefone, semelhante ao PIX. Os usuários precisam apenas baixar o aplicativo UPI, criar uma conta e conectar sua conta bancária para começar a negociar. O banco, no entanto, deve ter um acordo com a plataforma.

Índia também tem cartões de crédito locais

A Índia também desenvolveu uma rede de cartão de crédito conhecida como RuPay. A estratégia para incentivar os comerciantes a usá-la tem sido muito simples: funciona com a UPI e suas comissões são muito baixas. Conforme relatado pelo TechCrunch, isso se soma a uma medida do Banco Central da Índia que proibiu acordos exclusivos com redes de pagamento internacionais. Tudo parece indicar que esses sistemas continuarão a crescer.

A melhoria do sistema de pagamentos digitais na Índia é apresentada como uma vantagem para seus moradores e empresas, mas tem suas consequências. A ideia de perder progressivamente um mercado de milhões de pessoas não é uma boa notícia para empresas como Visa e Mastercard. Além disso, os turistas podem se ver com menos opções de pagamento quando desembarcam no país do Taj Mahal e dos templos.

Muitos visitantes concordam que usar cartões de crédito internacionais na Índia está se tornando mais difícil, embora especialistas expliquem que hotéis e restaurantes em grandes cidades geralmente ainda os aceitam. Os funcionários da UPI sabem disso perfeitamente bem e estão trabalhando para expandir seus serviços para estrangeiros no país. De qualquer forma, o dinheiro continua a reinar supremo onde quer que vá.

Imagens | Ali Mkumbwa

Inicio