O TÜV SÜD, nome da inspeção técnica de veículos na Alemanha, elaborou no final do ano passado um relatório que reflete os resultados das inspeções periódicas às quais os carros do território são submetidos. O mais surpreendente do relatório aparece logo nas primeiras linhas: "Tesla substitui Dacia".
A Associação de Inspeção Técnica esclarece que o Tesla Model 3 se tornou o carro menos confiável do mercado, superando o Dacia Logan (que ocupava essa última posição). Segundo a empresa, isso não tem relação com a qualidade final do veículo, mas sim com a política de manutenção da Tesla.
"Os Tesla não têm manutenção"
Uma das meias-verdades mais comentadas sobre o veículo elétrico, especialmente sobre a Tesla, está relacionada às políticas de manutenção. Não há troca de óleo, filtro de combustível ou velas de ignição, mas abandonar o carro à própria sorte não parece ser a solução, de acordo com os relatórios.
A Tesla recomenda certos prazos de substituição para itens como o filtro de ar da cabine, a rotação dos pneus, a verificação do líquido de freio e outros. Prazos que geralmente variam entre dois e quatro anos. Além disso, a empresa esclarece que “seu veículo Tesla não precisa de manutenção anual nem de trocas periódicas de fluidos”.
Só que precisam sim
A empresa alemã aponta que o Tesla Model 3 apresenta falhas bastante comuns relacionadas ao sistema de iluminação, aos freios e aos eixos. Responsáveis do TÜV SÜD, conforme relatado pela Motorpasion, afirmam o seguinte:
“A afirmação de que os veículos elétricos precisam de menos serviço e manutenção não é totalmente verdadeira. Na verdade, isso se aplica principalmente ao trem de força, pois não há fluidos nem peças móveis que precisem ser substituídos. Mas não esperávamos que o Tesla Model 3 apresentasse um desempenho tão ruim. Isso confirma nossa crença de que os veículos elétricos também requerem manutenção regular.”
Este não é o primeiro estudo que questiona a confiabilidade dos carros da Tesla. Em 2022, a OCU publicou uma lista com os carros mais e menos confiáveis da União Europeia, com base em um estudo que utilizou um banco de dados de mais de 50.000 motoristas. Fabricantes japonesas como Lexus, Subaru, Toyota e Mitsubishi lideravam o ranking.
No final da lista, estavam Jaguar, Land Rover, Alfa Romeo e Tesla. Outro estudo da iSeeCars, que analisou os recalls realizados pelas marcas, também mostrou que, dos cinco carros com mais recalls, quatro eram da Tesla.
Dados semelhantes foram apresentados no relatório da J.D. Power com foco no mercado norte-americano, no qual a Lexus voltou a ocupar o topo do ranking de confiabilidade, enquanto a Tesla ficou na última posição da lista.
A importância da manutenção regular
O TÜV SÜD aponta que os carros mais confiáveis em suas inspeções não são os mais novos: Volkswagen Golf Sportvan (um carro que nem sequer é mais fabricado), Honda Jazz, Audi A4 e Audi TT de segunda geração. Ou seja, veículos com manutenção anual, como qualquer carro a combustão.
O responsável destaca que “os baixos índices de falhas nos carros antigos demonstram que os proprietários desses veículos estão muito conscientes da importância da manutenção do carro. Uma manutenção regular desempenha um papel chave nesse resultado positivo”.
Imagem | Bing Image Creator + Photoshop AI
Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.
Ver 0 Comentários