Entre vastos desertos e bandidos cowboys, o faroeste é um dos gêneros mais proeminentes da história do cinema. Embora possamos citar representantes como John Wayne ou Clint Eastwood, foi Kevin Costner quem ganhou o título de diretor do filme de velho oeste de maior bilheteria de todos os tempos graças a Dança com Lobos. Mas em 2012, derrubaram essa liderança.
No Texas, dois anos antes da Guerra Civil Americana, o caçador de recompensas alemão King Schultz oferece um escravo para libertá-lo com a condição de que ele capture assassinos. Ele concorda na esperança de resgatar sua esposa, que foi capturada em uma plantação. É a história de Django Livre.
Com seu estilo violento característico e narrativa não linear, Quentin Tarantino ofereceu um western não apenas à altura das grandes produções de Sergio Leone, mas uma história cheia de vingança e sangue. Podemos dizer muito sobre esta obra. Tanto as atuações quanto o roteiro, e até a própria trilha sonora, fazem com que o espectador fique paralisado diante da tela.
Durante suas quase três horas de duração, veremos personagens grandiosamente encarnados por Jamie Foxx, Christoph Waltz, Leonardo DiCaprio e Samuel L. Jackson. Assim, entre uma subcrítica ao racismo cheia de sátira, também podemos desfrutar dos conhecidos diálogos criados pelo cineasta para depois passar para a ação excessiva.

O sucesso da filmagem foi refletido tanto pela crítica quanto em prêmios. Algumas resenhas saudaram o roteiro como "extremamente memorável", enquanto outras aplaudiram a direção de Tarantino em "uma de suas obras mais violentas". Isso lhe rendeu os prêmios BAFTA, Globo de Ouro e Oscar na categoria de Melhor Roteiro Original.
Mas como ele superou o clássico de Costner? Resumindo: por muito pouco. Quando estreou em 1990, Dança con Lobos se tornou um sucesso de bilheteria. Totalizou mais de US$ 424 milhões (R$ 2,49 bilhões) e continuou sendo o faroeste de maior bilheteria da história.

Foram necessários 22 anos para que o mesmo título fosse detido pelo filme de Tarantino, com apenas 426 milhões. O maior sucesso comercial de toda a sua carreira. Segundo dados da Statista, Django Livre lidera a lista dos dez filmes de faroeste com maior bilheteria no mundo.
Apesar dos anos de diferença, não podemos negar o legado que ambos os filmes deixaram para o gênero. Com suas histórias, cada um deixou sua marca e trouxe uma nova revitalização ao interesse do público. Dança com Lobos não está disponível em streamings no Brasil, mas Django Livre está na Netflix.
Ver 0 Comentários