Há 12 anos, o faroeste de maior bilheteria de todos os tempos foi lançado: ele fez história ao derrotar Kevin Costner com Dança com Lobos

Django Livre
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

Entre vastos desertos e bandidos cowboys, o faroeste é um dos gêneros mais proeminentes da história do cinema. Embora possamos citar representantes como John Wayne ou Clint Eastwood, foi Kevin Costner quem ganhou o título de diretor do filme de velho oeste de maior bilheteria de todos os tempos graças a Dança com Lobos. Mas em 2012, derrubaram essa liderança.

No Texas, dois anos antes da Guerra Civil Americana, o caçador de recompensas alemão King Schultz oferece um escravo para libertá-lo com a condição de que ele capture assassinos. Ele concorda na esperança de resgatar sua esposa, que foi capturada em uma plantação. É a história de Django Livre.

Com seu estilo violento característico e narrativa não linear, Quentin Tarantino ofereceu um western não apenas à altura das grandes produções de Sergio Leone, mas uma história cheia de vingança e sangue. Podemos dizer muito sobre esta obra. Tanto as atuações quanto o roteiro, e até a própria trilha sonora, fazem com que o espectador fique paralisado diante da tela.

Durante suas quase três horas de duração, veremos personagens grandiosamente encarnados por Jamie Foxx, Christoph Waltz, Leonardo DiCaprio e Samuel L. Jackson. Assim, entre uma subcrítica ao racismo cheia de sátira, também podemos desfrutar dos conhecidos diálogos criados pelo cineasta para depois passar para a ação excessiva.

Original

O sucesso da filmagem foi refletido tanto pela crítica quanto em prêmios. Algumas resenhas saudaram o roteiro como "extremamente memorável", enquanto outras aplaudiram a direção de Tarantino em "uma de suas obras mais violentas". Isso lhe rendeu os prêmios BAFTA, Globo de Ouro e Oscar na categoria de Melhor Roteiro Original.

Mas como ele superou o clássico de Costner? Resumindo: por muito pouco. Quando estreou em 1990, Dança con Lobos se tornou um sucesso de bilheteria. Totalizou mais de US$ 424 milhões (R$ 2,49 bilhões) e continuou sendo o faroeste de maior bilheteria da história.

Original

Foram necessários 22 anos para que o mesmo título fosse detido pelo filme de Tarantino, com apenas 426 milhões. O maior sucesso comercial de toda a sua carreira. Segundo dados da Statista, Django Livre lidera a lista dos dez filmes de faroeste com maior bilheteria no mundo.

Apesar dos anos de diferença, não podemos negar o legado que ambos os filmes deixaram para o gênero. Com suas histórias, cada um deixou sua marca e trouxe uma nova revitalização ao interesse do público. Dança com Lobos não está disponível em streamings no Brasil, mas Django Livre está na Netflix.

Inicio