A relação entre Elon Musk e Sam Altman ficou tensa após a saída do bilionário sul-africano do primeiro conselho de administração da OpenAI. Nos últimos meses, velhas feridas foram reabertas pela mudança estatutária que a OpenAI planeja fazer, que levou ambos os milionários a se verem no tribunal. Em entrevista recente, Sam Altman não hesitou em descrever Elon Musk como um “valentão”.
Sam Altman sempre reconheceu o valioso papel financeiro de Elon Musk quando ambos fundaram a OpenAI. A última vez que ele reconheceu esse papel foi durante sua aparição no podcast The Free Press, onde disse que Musk "fez muito para ajudar a OpenAI nos primeiros dias" e, logo em seguida, declarou sem pestanejar que "ele também é claramente um valentão, alguém que claramente gosta de entrar em brigas", disse Altman.
Ou é do seu jeito ou nada
O atual CEO da OpenAI garantiu que Elon Musk é um "empreendedor lendário" e acredita que o ressentimento que ele desperta no “rival” é o resultado do sucesso recente da OpenAI sob sua liderança e no fato de Musk comandar a xAI, empresa que criou o ChatGPT.
"Acho que Elon ficaria feliz com tudo o que estamos fazendo se ele estivesse no comando da OpenAI", disse ele. "Ele saiu quando pensou que estávamos caminhando para o fracasso certo, e também quando não faríamos algo em que ele tivesse controle total sobre a empresa", algo que Musk também pretendia fazer posteriormente na Tesla.
A perda de peso decisório da OpenAI foi o gatilho para o desligamento total de Elon Musk da OpenAI e marcou o início do desenvolvimento da xAI e seu chatbot Grok.
Essa posição de competição direta e a decisão da OpenAI de mudar seu status como uma organização sem fins lucrativos e se tornar uma empresa com fins lucrativos que poderia competir livremente no mercado, desenterrou o machado entre os dois milionários.
Em uma carta aberta da OpenAI publicada em 13 de dezembro, a empresa garante que "suas próprias palavras e ações falam por si: em 2017, Elon não apenas queria, mas realmente criou, uma empresa com fins lucrativos como a nova estrutura proposta pela OpenAI. Quando ele não obteve uma participação majoritária e controle total, ele foi embora e nos disse que falharíamos."
Competitividade extrema
O CEO da OpenAI garante que Elon Musk tem um extremo senso de competitividade, o que o leva a um confronto direto com aqueles que estão em seu caminho. "Agora, sou eu. Foram Bezos, Gates, Zuckerberg e muitas outras pessoas. Acho que, fundamentalmente, isso se trata de a OpenAI estar indo muito bem. Elon se importa que ele vá muito bem."
Elon Musk já deu amplas evidências desse comportamento no passado. Ele jurou isso a Bill Gates desde que descobriu que havia feito investimentos curtos (com prejuízo) na Tesla e, desde então, não perdeu uma oportunidade de atirar punhais em Gates por conta desse investimento.
O Coliseu de Roma estava prestes a se tornar o cenário de uma luta épica entre Elon Musk e Mark Zuckerberg antes do lançamento do Threads como rival do X, até que o fundador da Meta começou a mostrar suas habilidades como lutador de MMA e sua boa forma física ao aceitar o desafio da pessoa mais rica do mundo.
Jeff Bezos também não conseguiu ficar de fora e também foi alvo de ataques e farpas de Elon Musk, devido à competição no campo espacial de ambos os milionários.
A principal diferença neste caso é que agora Elon Musk sussurra regulamentações no ouvido do presidente dos Estados Unidos e isso o torna um rival muito perigoso para seus interesses. Sam Altman não acha que Elon Musk pode ir tão longe. "Acho que há pessoas que vão se comportar muito mal no Twitter e que não vão abusar do sistema de um país onde agora desempenham um papel político muito influente. Isso parece completamente diferente para mim", disse Altman durante sua entrevista.
Imagem | Flickr (TechCrunch), Dvids
Ver 0 Comentários