A Microsoft está tão desesperada para que você use sua IA que agora está forçando você a usar e pagar pelo Copilot

  • A empresa precisa recuperar seu enorme investimento.

  • Os usuários do Microsoft 365 na Austrália perceberam que, de repente, o Copilot foi integrado à plataforma.

  • O preço da assinatura aumentou, e não há opção de desativá-lo ou voltar ao plano sem o Copilot.

Copilot Microsoft. Imagem: Copilot
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
sofia-bedeschi

Sofia Bedeschi

Redatora

Jornalista com mais de 5 anos de experiência no ramo digital. Entusiasta pela cultura pop, games e claro: tecnologia, principalmente com novas experiências incluídas na rotina. 

O uso gratuito de IA por toda parte pode estar com os dias contados. Pelo menos é o que indicam os últimos movimentos do mercado, com a OpenAI lançando assinaturas de 200 dólares por mês e a provável inclusão de publicidade no uso dessas plataformas. A Microsoft, por sua vez, já tomou uma decisão – e fez isso de surpresa.

Copilot e aumento de preço repentino

Como revelado pelo The Wall Street Journal, a empresa adicionou recentemente o Copilot ao Microsoft 365, serviço que inclui Word, Excel e PowerPoint. A mudança ocorreu na Austrália e em vários países do Sudeste Asiático e veio acompanhada de um reajuste: os preços aumentaram para todos os usuários do serviço nesses países.

Se não quiser, azar o seu.

Os usuários que não querem ou não precisam das funções do Copilot não têm a opção de desativar esse componente do Microsoft 365 e deixar de pagá-lo. A Microsoft ainda não confirmou se pretende aplicar essa mudança em outros países.

Copilot quer que você o use

Alistair Fleming, um usuário australiano da suíte, percebeu que agora, sempre que usava o Word e terminava uma linha, o ícone colorido do Copilot perguntava se ele precisava de ajuda para escrever. "[O Copilot] insistia muito para que eu o usasse, e isso me irrita como usuário", explicou ao WSJ. Além disso, o preço subiu consideravelmente: de 11 dólares australianos por mês, ele passou a pagar 16.

Microsoft quer lucrar com a IA

As funções de IA oferecidas pelo Copilot não são baratas: os custos de desenvolvimento e operação são altíssimos, e a Microsoft quer começar a recuperar esse investimento.

Apesar dos esforços da empresa para vender o Copilot ao setor corporativo, a tecnologia ainda não conquistou a adesão esperada, segundo o WSJ.

O copiloto da Microsoft não é barato

Em março de 2023, a empresa de Redmond lançou o Microsoft 365 Copilot como um de seus produtos estrela para o mercado empresarial. A proposta era que o assistente de IA ajudasse na criação de documentos, planilhas e apresentações. No entanto, muitos dos que adotaram a ferramenta ainda não veem vantagem em pagar R$180,00.

Seu maior rival é seu aliado

Jared Spataro, chefe de marketing de IA para o setor empresarial da Microsoft, afirmou aos funcionários que o principal concorrente do Copilot é o ChatGPT Enterprise. A situação é quase irônica, especialmente considerando que o Copilot é baseado no GPT-4 – assim como o ChatGPT.

Inicio