Mark Wahlberg já tinha experiência em filmes de ação, mas foi com Transformers que ele deu um passo diferente na carreira. Trabalhar com Michael Bay o levou a explorar o universo da ficção científica — um gênero que, por pouco, ele não experimentou ainda antes.
O ator quase fez parte da tripulação da Enterprise: ele foi convidado para interpretar o pai de James Kirk em Star Trek (2009), dirigido por J.J. Abrams. Como a gente sabe, o filme foi um sucesso de crítica e público, e marcou o início de uma trilogia que deu nova vida à franquia. Wahlberg, por sua vez, se arrepende de ter deixado a chance passar.
“Lembro que ele me convidou pra interpretar o pai do Capitão Kirk em Star Trek. Tentei ler o roteiro, mas não consegui. Não entendi as palavras, os diálogos, nada. Então falei: ‘Não consigo fazer isso. Acho que você tem muito talento, mas eu não dou conta’.”
A confissão de Wahlberg à revista Total Film pode até soar engraçada, mas é compreensível. Primeiro, porque o universo de Star Trek tem uma mitologia e uma linguagem tão complexas quanto as de Star Wars. Segundo, porque o ator cresceu imerso em filmes de ação, como os que costuma protagonizar — então, esse tipo de narrativa era algo totalmente fora da sua zona de conforto.
Além disso, na época, J.J. Abrams ainda era um nome em ascensão, vindo do sucesso de Missão: Impossível 3, seu primeiro longa como diretor.

“Depois eu vi o filme e pensei: ‘Caramba, ele fez um trabalho incrível’. Então acho que ele vai fazer algo espetacular com Star Wars, e provavelmente eu não deixaria passar outra chance de trabalhar com o J.J. Se ele me chamasse pra algo que eu não entendesse completamente, acho que mesmo assim eu toparia.”
Embora o projeto não tenha tido o desdobramento que muitos esperavam — foram cogitadas prequels e até um quarto filme —, a nova fase de Star Trek deu um novo fôlego à franquia, tanto para as novas gerações quanto para os fãs mais antigos.
Além disso, o longa venceu o Oscar na categoria de Maquiagem e Penteado, e ainda foi indicado nas categorias de Montagem, Som e Efeitos Visuais.
No fim das contas, quem deu vida a George Samuel Kirk foi Chris Hemsworth, estrela da Marvel. O papel foi pequeno, mas serviu como ponto de partida para um dos melhores reboots de Hollywood.
Enquanto isso, naquela época, Wahlberg estrelava filmes como O Atirador, Um Olhar do Paraíso, O Vencedor, entre outros.
Se você quiser revisitar essa nova fase de Star Trek, iniciada por J.J. Abrams e estrelada por Chris Pine, Zachary Quinto e Zoe Saldaña, vale lembrar que a trilogia completa está disponível no Paramount+.
Ver 0 Comentários