"Tentei ler o roteiro, mas não entendi": Mark Wahlberg se arrepende de ter recusado uma saga de ficção científica histórica

Mark Wahlberg recusa papel. Imagem: Xataka
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
sofia-bedeschi

Sofia Bedeschi

Redatora

Jornalista com mais de 5 anos de experiência no ramo digital. Entusiasta pela cultura pop, games e claro: tecnologia, principalmente com novas experiências incluídas na rotina. 

Mark Wahlberg já tinha experiência em filmes de ação, mas foi com Transformers que ele deu um passo diferente na carreira. Trabalhar com Michael Bay o levou a explorar o universo da ficção científica — um gênero que, por pouco, ele não experimentou ainda antes.

O ator quase fez parte da tripulação da Enterprise: ele foi convidado para interpretar o pai de James Kirk em Star Trek (2009), dirigido por J.J. Abrams. Como a gente sabe, o filme foi um sucesso de crítica e público, e marcou o início de uma trilogia que deu nova vida à franquia. Wahlberg, por sua vez, se arrepende de ter deixado a chance passar.

“Lembro que ele me convidou pra interpretar o pai do Capitão Kirk em Star Trek. Tentei ler o roteiro, mas não consegui. Não entendi as palavras, os diálogos, nada. Então falei: ‘Não consigo fazer isso. Acho que você tem muito talento, mas eu não dou conta’.”

A confissão de Wahlberg à revista Total Film pode até soar engraçada, mas é compreensível. Primeiro, porque o universo de Star Trek tem uma mitologia e uma linguagem tão complexas quanto as de Star Wars. Segundo, porque o ator cresceu imerso em filmes de ação, como os que costuma protagonizar — então, esse tipo de narrativa era algo totalmente fora da sua zona de conforto.

Além disso, na época, J.J. Abrams ainda era um nome em ascensão, vindo do sucesso de Missão: Impossível 3, seu primeiro longa como diretor.

Original
“Depois eu vi o filme e pensei: ‘Caramba, ele fez um trabalho incrível’. Então acho que ele vai fazer algo espetacular com Star Wars, e provavelmente eu não deixaria passar outra chance de trabalhar com o J.J. Se ele me chamasse pra algo que eu não entendesse completamente, acho que mesmo assim eu toparia.”

Embora o projeto não tenha tido o desdobramento que muitos esperavam — foram cogitadas prequels e até um quarto filme —, a nova fase de Star Trek deu um novo fôlego à franquia, tanto para as novas gerações quanto para os fãs mais antigos.

Além disso, o longa venceu o Oscar na categoria de Maquiagem e Penteado, e ainda foi indicado nas categorias de Montagem, Som e Efeitos Visuais.

No fim das contas, quem deu vida a George Samuel Kirk foi Chris Hemsworth, estrela da Marvel. O papel foi pequeno, mas serviu como ponto de partida para um dos melhores reboots de Hollywood.

Enquanto isso, naquela época, Wahlberg estrelava filmes como O Atirador, Um Olhar do Paraíso, O Vencedor, entre outros.

Se você quiser revisitar essa nova fase de Star Trek, iniciada por J.J. Abrams e estrelada por Chris Pine, Zachary Quinto e Zoe Saldaña, vale lembrar que a trilogia completa está disponível no Paramount+.

Inicio