A Apple cancelou seu projeto de carro elétrico no início deste ano, após dez anos de trabalho e um investimento de cerca de 10 bilhões de dólares. Embora este projeto tenha chegado ao fim antes de ter uma chance no mercado, algumas das inovações foram usadas no desenvolvimento do Apple Vision Pro e do Neural Engine, que estão incorporados na maioria de seus dispositivos. Mas há mais. Segundo a Bloomberg, elas também estão presentes nas baterias Blade atualmente usadas nos carros BYD.
A história remonta a quase uma década, quando a empresa de tecnologia liderada por Tim Cook uniu forças com a fabricante chinesa para conceber uma bateria cuja autonomia e segurança fossem superiores às outras opções que existiam no mercado. Naquela época, a Apple já trabalhava em soluções baseadas em níquel, mas precisava da colaboração de alguém com experiência no setor. A iniciativa começou a tomar forma com uma alternativa com células de fosfato de ferro-lítio.
BYD, Apple e baterias Blade
A Apple e a BYD trabalharam em segredo por um tempo, de acordo com as fontes consultadas pela mídia mencionada. Em um ponto, havia cerca de 50 engenheiros sob a supervisão da Apple. Os esforços, no entanto, não deram frutos. As razões não são claras, mas a empresa decidiu dissolver o acordo e saiu para encontrar outros parceiros. Uma coisa que está bem clara nos rumores e vazamentos é que o projeto em geral não estava progredindo em um bom ritmo, pois havia sofrido vários atrasos.
A Bloomberg observa que o trabalho desenvolvido entre a Apple e a BYD ajudou a estabelecer a base para as baterias Blade que o fabricante chinês usa hoje. No entanto, eles explicam que a empresa de Cupertino "não possui nenhuma das tecnologias usadas nas baterias Blade atuais". A BYD, por sua vez, disse à mídia americana em uma declaração que "o conceito da bateria Blade se originou com os engenheiros da BYD, que desenvolveram independentemente esta bateria LFP Blade".
A fabricante chinesa também acrescentou que possui todos os direitos de propriedade e direitos de patente sobre a bateria. Vale ressaltar que tudo o que se sabe sobre o 'Project Titan' é informação não oficial. A Apple nunca deu nenhuma pista sobre ele, algo que não é surpreendente, já que a empresa de Cupertino costuma manter um controle hermético sobre seus projetos. Não sabemos sobre eles oficialmente até o dia de sua apresentação e ainda temos que esperar um pouco até seu lançamento.
Ver 0 Comentários