Em junho de 2006, o casal Adam e Shivaun Raff lançou seu serviço web com todo o entusiasmo do mundo. Chamado de Foundem, ele permitia comparar preços de diferentes produtos nos resultados de busca.
E então o Google apareceu.
Os filtros automáticos de spam do mecanismo de busca Google foram ativados, e isso causou algo terrível para esse serviço: ele foi relegado às últimas posições na lista de resultados ao pesquisar termos como "comparação de preços" ou "comparação de compras".
O modelo de negócios do Foundem era ganhar uma comissão quando alguém clicava nos produtos que ele exibia em seu site de comparação de preços. A maneira como eles acabaram se classificando no Google causou um desastre para a empresa de Adam e Shivaun.
O casal tentou entrar em contato com o Google para rever a situação, mas dois anos depois nada havia mudado e eles continuaram a aparecer nos últimos resultados de pesquisa do Google. O curioso é que seu posicionamento era "completamente normal" em outros mecanismos de busca, os Raffs explicaram em uma entrevista à BBC. Isso não importava muito, porque "todo mundo usa o Google".
Eles começaram a suspeitar que algo estranho estava acontecendo. Três semanas antes do Natal, eles receberam um aviso de que seu site estava carregando muito lentamente. O que estava acontecendo é que eles estavam finalmente recebendo muitos visitantes. O Foundem tinha acabado de ser classificado como o melhor site de comparação de preços do Reino Unido, de acordo com um canal de TV.
O casal tentou entrar em contato com o Google novamente, mas seus gerentes ignoraram seus pedidos. Depois de levar sua história à imprensa, eles finalmente explicaram o que estava acontecendo aos reguladores no Reino Unido, EUA e UE.
Foi a Comissão Europeia que acabou ativando uma investigação em novembro de 2010. A Comissão Europeia apresentou acusações em 2015, e em 2017 Margarethe Vestager anunciou o veredito: o Google teve que pagar uma multa histórica de 2,4 bilhões de euros por abusar de seu domínio de mercado no segmento de comparação de preços. Em 2021, a empresa usou a última bala que lhe restava para evitar pagar essa multa, mas não adiantou.
O casal declarou na entrevista como isso não os fez abrir nenhuma garrafa de champanhe. Após a decisão, eles declararam que "não gostamos de bandidos" em referência ao Google que condenou seu projeto e os forçou a manter uma longa e tediosa batalha jurídica que levou anos para ser resolvida.
Na verdade, ainda não chegou ao fim. Os Raffs processaram o Google por danos em um processo civil que deve começar no primeiro semestre de 2026. Quando o segundo caso for resolvido, a vitória, se ocorrer, provavelmente será a custo de um grande sacrifício: eles tiveram que fechar o Foundem em 2016.
E ainda assim, anos depois, o verdadeiro desastre foi o que o Foundem causou ao Google.
Imagem | Pawel Czerwinski
Ver 0 Comentários