Tendências do dia

O líder da Chechênia tem um Tesla Cybertruck com metralhadora; como a arma chegou lá é um mistério

  • O mandatário checheno Ramzán Kadírov afirmou que Elon Musk lhe havia presenteado um Tesla Cybertruck que ele havia modificado com uma metralhadora

  • Agora, ele mesmo afirma que Elon Musk o desativou remotamente e que não consegue usá-lo

Ramzán Kadírov tem um Cybertruck modificado
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

Ramzán Kadírov é um dos mandatários mais fiéis ao presidente russo Vladímir Putin dentro da Rússia. Chefe da República da Chechênia desde 2007 (o título de “presidente” não existe mais lá desde 2010), ele se tornou conhecido nos últimos anos por suas opiniões peculiares sobre música e pela repressão aos homossexuais. Agora, voltou a chamar a atenção por um motivo curioso: possui um Tesla com uma metralhadora incorporada. Ou, ao menos, é o que ele diz.

Um Cybertruck de combate

Em meados de agosto, a Reuters publicou que o chefe da República da Chechênia havia divulgado por meio de seu canal no Telegram várias fotos e vídeos onde aparecia dirigindo e elogiando a manobrabilidade de um Tesla Cybertruck que, segundo afirmava, Elon Musk lhe havia presenteado.

No entanto, não se tratava de um Cybertruck convencional, pois exibia uma metralhadora de grande calibre instalada na parte traseira, o que o torna um veículo militar. Anton Gerashchenko, ex-assessor do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, repercutiu as afirmações de Kadírov em seu perfil do X/Twitter, incluindo um vídeo do mandatário dirigindo seu Cybertruck equipado com o acessório mortal na parte traseira.

Em sua mensagem, o ex-assessor destacava que o líder checheno havia prometido enviar o veículo para a zona de guerra como apoio às tropas russas em sua ofensiva e fez uma mensagem direcionada a Elon Musk: "Elon, obrigado! Venha a Grozny, eu o receberei como o hóspede mais querido!".

Resposta de Anton Gerashchenko

Elon desmente

Elon Musk não demorou a desmentir a notícia, respondendo no X/Twitter  ao jornalista do The New York Times, Seth Abramson, que havia republicado a mensagem de Gerashchenko. “Você realmente é tão retardado a ponto de acreditar que eu doei um Cybertruck para um general russo? Isso é inacreditável”.

Como um Cybertruck, cuja produção ainda é relativamente baixa, chegou às mãos de Kadírov? A verdade é que não podemos saber. Ele poderia tê-lo adquirido por meio de intermediários, aplicando posteriormente as modificações mostradas nos vídeos.

Elon Musk responde a repórter

O que Musk dá, Musk tira

Em um novo episódio da novela, fontes da Fortune afirmaram que o líder checheno havia publicado em sua conta no Telegram que Elon Musk havia desativado remotamente seu Cybertruck militar.

“Musk desativou remotamente o Cybertruck. Isso não é algo agradável que Elon Musk faria. Ele dá presentes caros do fundo do coração e depois os desliga remotamente”, escreveu o líder. Segundo a Fortune, Kadírov teria publicado: “Isso não é coisa de homem. Tivemos que rebocar o cavalo de ferro. Como você pôde fazer isso, Elon?”. Nem Elon Musk nem qualquer outro representante da Tesla se pronunciaram sobre essa acusação.

Cybertrucks de combate

De acordo com a CNN, Ramzán Kadírov teria em sua posse três Cybertrucks equipados com metralhadoras. Dois deles teriam sido enviados como apoio às forças russas. "Dois Cybertrucks adicionais foram enviados para a zona de guerra da SVO (Ucrânia). O desligamento remoto não afetou esses veículos. Eles estão operando normalmente, sem nenhum problema. Não se pode pedir uma melhor publicidade para o Cybertruck", teria publicado Kadírov, segundo a CNN.

O entusiasmo sobre a confiabilidade do Cybertruck do governante checheno contrasta com os numerosos problemas de confiabilidade que algumas unidades desse veículo estão enfrentando desde que ele foi lançado no final de 2023. Em abril, a picape da Tesla sofreu uma falha no pedal do acelerador que resultou em um recall de quase 4.000 veículos.

Imagem | Unsplash (Somalia Veteran), Wikimedia Commons (tatarstan.ru)

Inicio