Tendências do dia

Nem Apocalypse Now, nem Nascido Para Matar ou qualquer clássico: crítica escolhe o melhor filme de guerra da história

Uma incursão inesperada na lista dos melhores filmes de todos os tempos

Filme Bom Trabalho, de Claire Denis, entra pra lista de melhores de todos os tempos / Imagem: Divulgação
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

"Uns trabalham e outros levam a fama", parece dizer a lista das melhores filmes de todos os tempos elaborada pela revista britânica Sight and Sound em 2022. 1639 críticos escolheram suas favoritas, e um filme de guerra superou na lista qualquer clássico do gênero do qual você tenha ouvido falar: trata-se de Bom Trabalho, dirigido por Claire Denis em 1999 (e que você pode ver se tiver Mubi).

Correndo por fora no grupo de filmes que costumam estar na lista de incontestáveis do gênero, como Apocalypse Now, Glória Feita de Sangue ou até produções mais modernas como O Resgate do Soldado Ryan, o filme de Denis ficou em sétimo lugar na lista, sendo também o primeiro do gênero bélico a aparecer nesse ranking. O curioso é que nem mesmo se trata de um filme de guerra em estado puro.

O filme, baseado em um romance de Herman Melville (autor de Moby Dick), publicado em 1888, nos transporta à famosa Legião Estrangeira francesa no período entre as duas grandes guerras. Acompanhamos o treinamento de um soldado que inicia uma relação singular com um sargento devido à tensão sexual que surge entre ambos, que acaba se complicando e se tornando um confronto corpo a corpo.

Considerada uma obra-prima em seu lançamento e ganhadora de vários prêmios em festivais como Berlim, Rotterdam e os próprios César franceses, Bom Trabalho é um filme de guerra atípico, e também uma excelente imersão nas rotinas dos soldados em tempos de paz. Um membro do elenco havia realmente estado na Legião e ensinou aos demais os cantos e rotinas de desfile que acabaram sendo registrados no filme, conferindo à história um realismo que Denis, em princípio, não tinha previsto.

Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.

Inicio