Nem câmeras de vigilância, nem sensores de abertura em portas e janelas. Nada de fechaduras de segurança ou sistemas biométricos. Trancar a porta à noite e deixar a chave no cilindro é algo que dá uma grande sensação de segurança para muitas pessoas. Por isso, milhões fazem isso diariamente. Porém, como explica no TikTok Samuel Prieto, especialista em segurança do Instituto Superior de Segurança Pública da Espanha, fechar a porta e deixar a chave dentro não traz benefícios e, além disso, pode criar uma falsa sensação de segurança. Isso, sim, é um problema.
Trancar a porta deixando a chave funciona?
Depende. Na verdade, os cilindros de embreagem simples geralmente são sistemas muito básicos e pouco seguros. Eles trancam, mas, na prática, esse bloqueio só é útil contra tentativas legítimas de abrir a porta. Como apontam nossos colegas do Xataka Home, existem métodos (como o uso de ímãs ou chaves mestras) que permitem que qualquer pessoa com o conhecimento necessário abra a fechadura sem dificuldade.
Isso significa que, embora a chave te impeça de abrir a porta caso fique trancado do lado de fora, ela não impedirá que ladrões (e, felizmente, o chaveiro) possam abri-la. No caso de fechaduras de dupla embreagem, inclusive, deixar a chave dentro não serve nem mesmo para bloquear a porta.
E por que isso pode ser contraproducente?
Porque, assim como acontece com a segurança online, o elo mais fraco da segurança de qualquer sistema somos nós mesmos. Por exemplo, não adianta nada ter o sistema de segurança mais avançado na porta se deixarmos uma janela aberta.
Ou seja, quase todos os grandes problemas de segurança estão relacionados ao fato de que, muitas vezes, sem perceber, adotamos comportamentos de risco. A recompensa de sair rápido quando estamos com pressa é maior do que o custo de verificar se as janelas estão fechadas, então optamos pela primeira. Isso explica porque, ano após ano, senhas como "123456" continuam entre as mais usadas ou por que não "protegemos" bem nossas casas.
Nesse sentido, basta conferir as recomendações da Polícia Nacional da Espanha para perceber que, embora a chave tenha sua função, na maioria das vezes, ela é o elemento menos importante.
O que devemos fazer para nos sentirmos seguros?
Em primeiro lugar, é claro, fechar portas e janelas. É verdade que isso se torna um problema maior no verão, pois o calor incentiva a abrir as janelas, e é fácil esquecer alguma aberta. Porém, especialmente no caso de acessos menos óbvios (como os de pátios), é importante manter essas entradas bem controladas.
Também não é má ideia verificar a caixa de correio com frequência e deixar sinais visíveis de que a casa está ocupada. A polícia, por exemplo, recomenda não fechar as persianas completamente e manter algumas partes da casa iluminadas. Em geral, apesar dos relatos recorrentes de assaltos com pessoas dentro, o mais comum é que os ladrões procurem casas vazias.
As variáveis
A instalação de outras medidas de segurança (ou não) depende da situação específica. No entanto, nunca é demais fazer uma "gestão responsável" das nossas chaves e fechaduras. Adquirir uma fechadura de qualidade (e trocar o cilindro caso percamos as chaves ou ao nos mudarmos) é sempre uma boa prática.
Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.
Ver 0 Comentários