Tendências do dia

Câmeras de celular são incrivelmente grandes; Samsung acabou de encontrar a solução

Nova estrutura permite trocar a posição das lentes. Isso muda tudo

Camera
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

Se eu tivesse que mudar um elemento em comum nos celulares de ponta, eu deixaria bem claro: o módulo da câmera. Ao longo dos anos, fomos ganhando tanto em qualidade quanto em número de sensores, mas o preço a pagar tem sido alto.

Os módulos estão cada vez mais desproporcionais, e parecia difícil encontrar um equilíbrio entre qualidade fotográfica e uma estética não tão desproporcional. A Samsung, uma das principais fornecedoras de lentes e sensores para câmeras de celular, colocou uma solução na mesa.

A empresa explica que, até agora, os fabricantes vinham usando uma estrutura dobrável, na qual o diâmetro das lentes e do sensor determinava a altura do módulo da câmera. Ou seja, quanto mais alto o sensor e a lente fossem, mais alto seria o módulo.

Novo layout que muda tudo

Camera01

Nas câmeras de celular tradicionais, as lentes eram posicionadas verticalmente, fazendo com que se projetassem do corpo do telefone. Isso fazia parte do design padrão porque a luz era direcionada através de um prisma para dentro do sensor, e as lentes tinham que seguir esse alinhamento óptico para manter a qualidade da imagem.

Para resolver esse problema, a Samsung criou uma tecnologia com o nome de ALoP (All Lens on Prism). Nela, é usada uma nova estrutura na qual as lentes ficam na horizontal – não na vertical, como nas soluções atuais – algo que permite que os elementos sejam colocados planos no módulo da câmera.

A tecnologia ALoP muda o layout: agora as lentes são posicionadas horizontalmente no prisma, alinhadas com o corpo do telefone. Esse redesenho permite que o diâmetro das lentes seja aumentado para capturar mais luz (tornando as imagens mais brilhantes) sem aumentar a espessura do módulo da câmera.

A Samsung não deu detalhes sobre modelos específicos, mas espera-se que os modelos da próxima geração comecem a incorporar lentes que usem essa nova distribuição.

Imagem | Xataka

Inicio