"Como eu não saberia carregar meu celular corretamente?" Essa é uma das perguntas que pode soar estranha, mas a tecnologia avançou tanto que você pode estar cometendo um erro.
Um desses erros é sobre onde conectar primeiro o cabo, na tomada ou no celular. Talvez no seu dia a dia você não tenha pensado muito sobre isso, mas a diferença está na segurança e durabilidade do equipamento.
O que vem primeiro, o celular ou a tomada
A ordem dos fatores altera o produto, ou pelo menos isso acontece quando você carrega seu smartphone. Tanto a Huawei quanto a Samsung são diretas em sua resposta: existe uma ordem correta para carregar o telefone.
A forma indicada de fazer isso é primeiro conectar o carregador à tomada. O próximo passo será conectar o telefone ao cabo de alimentação, e aí o telefone começa a carregar normalmente.
A razão por trás disso são as sobrecargas. Ou seja, o excesso de tensão instantâneo cria uma espécie de pulso transitório e intenso que pode ser gerado em cerca de um milionésimo de segundo. Você já deve ter notado isso se, ao conectar seu celular por engano, você ouvir uma espécie de zumbido. Isso é sobrecarga.
Ou seja, se você conectar o cabo no telefone antes, um grande impulso será gerado quando você conectar a fonte de alimentação e o excesso de voltagem pode danificar o telefone.
Consequentemente, isso pode levar à perda de dados, piora no desempenho, redução da vida útil da bateria, travamento e reinicialização do telefone, tela piscando, ruído, danos ao circuito, entre outros problemas.
Também é importante cuidar do desligamento. Para isso, você deve primeiro desconectar o telefone após carregá-lo. Isso ocorre porque, ao desconectar primeiro a fonte de alimentação, uma corrente instantânea reversa é gerada, o que também pode causar uma série de problemas, como envelhecimento acelerado da bateria e redução de sua vida útil.
Outras maneiras de cuidar da bateria do seu celular
Cuidar da bateria do seu smartphone vai além de conectar corretamente no carregamento. As marcas têm várias dicas para otimizar a vida útil do seu dispositivo e de sua bateria. Entre as recomendações mais importantes estão:
- Não deixe o plugue conectado após a bateria estar em 100%.
- Configure a tela para desligar rapidamente.
- Não utilize o aparelho se ele estiver em alta temperatura (35°C)
- Restrinja aplicativos que consomem muita bateria.
- Ative os modos "Bateria Adaptável".
- Desligue conexões que não estiver usando.
- Limite o número de notificações.
- Não utilize o equipamento durante o carregamento.
- Use carregadores certificados e originais.
- Evite chegar a 0% de bateria.
Ver 0 Comentários