Proteja seu celular instantaneamente e ainda recupere caso seja roubado: como usar o aplicativo Celular Seguro

Celular Roubado Pode Ser Bloqueado Em Aplicativo Do Governo Federal |Imagem: Pixabay
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
igor-gomes

Igor Gomes

Subeditor

Subeditor do Xataka Brasil. Jornalista há 15 anos, já trabalhou em jornais diários, revistas semanais e podcasts. Quando criança, desmontava os brinquedos para tentar entender como eles funcionavam e nunca conseguia montar de volta.

A quantidade de aparelhos celulares furtados ou roubados no Brasil é gigante. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024, um aparelho era tirado do seu dono a cada 33 segundos, em 2023. Isso significa que mais de 937 mil celulares foram tomados ilegalmente em todo o Brasil. Em entrevista ao Jornal Nacional, o secretário-executivo do ministério da justiça, Manoel Carlos de Almeida Melo, afirmou que grande parte dos aparelhos roubados são encaminhados para o comércio clandestino. Para combater esse problema, o governo lançou a plataforma Celular Seguro, que recebeu novas funcionalidades nesta segunda-feira (7). “O objetivo principal é, além de recuperar o celular roubado, descobrir e combater quem vende, quem comercializa este tipo de aparelho. Pois essas pessoas estão fomentando o crime de um lado, e do outro lado criando novas vítimas que são pessoas de boa fé”, explicou o secretário-executivo do Ministério da Justiça.

Agora é possível enviar mensagens para aparelhos que foram roubados, informando que aquele celular é fruto de roubo. A mensagem pede que o receptor vá a uma delegacia com a nota fiscal do aparelho para esclarecer o caso. A listagem de quem não mostrar a nota fiscal na delegacia será enviada para o Ministério da Justiça que irá abrir um inquérito para investigar. Vale lembrar que comprar celulares roubados se enquadra no artigo 180 do código penal, no crime de receptação e quem pratica pode ser condenado a até oito anos de cadeia.

Como usar o Celular Seguro?

Há duas maneiras de utilizar o programa Celular Seguro: no desktop e no próprio celular. O aplicativo está disponível na AppStore e no Play Store gratuitamente. Se preferir fazer o cadastro pelo seu navegador, basta acessar www.celularseguro.mj.gov.br.

Registrando o celular

Cadastro Do Telefone

Em ambos os casos, o processo para registrar seu celular e emitir alertas é o mesmo.

  1. Faça o login no app ou no site com a sua conta Gov.
  2. Clique em Registrar Telefone e depois em Cadastrar telefone.
  3. Preencha os campos com o número do seu celular (com ddd), sua operadora, e a marca do aparelho. Você também pode incluir uma pessoa de confiança que você já tenha cadastrado no sistema antes. Com tudo preenchido, clique em Cadastrar.
Cadastro De Contato

Para cadastrar uma pessoa de confiança, volte na primeira tela e escolha a opção Pessoas de Confiança. Preencha os dados da pessoa com nome completo, CPF, telefone e email e clique em cadastrar. Agora, sempre que você quiser registrar outro aparelho, essa pessoa será uma opção de pessoa de confiança.

Emitindo um alerta

Emitir Alerta
  1. Para emitir um alerta, acesse a home do serviço e clique na opção Emitir um alerta. Na próxima página irão aparecer todos os números de telefone que você cadastrou anteriormente.
  2. Selecione o número para o qual quer emitir o alerta e clique sobre o botão Emitir alerta.
  3. Você terá que preencher um formulário com a data, se o aparelho foi roubado, furtado ou perdido, que horas foi o ocorrido, o Estado e a cidade onde seu celular foi subtraído.
  4. Com tudo preenchido, clique em Emitir alerta.
  5. Depois disso, você poderá escolher duas opções: Bloqueio Total” e “Bloqueio Parcial”. A primeira facilita a recuperação do aparelho pelas forças policiais, já que o celular continua funcionando e recebe mensagem de whatsapp pedindo que a pessoa que está com ele vá até uma delegacia entregá-lo. Já a segunda opção inutiliza completamente o aparelho, não permitindo que ele seja usado com outra linha de telefone. Ambas opções enviam mensagem para provedoras de rede celular e bancos parceiros informando que o aparelho foi extraviado.

Confira se o seu aparelho foi bloqueado

Pesquisar Imei

Caso você esteja em dúvida sobre o aparelho que você quer comprar, o Celular Seguro também dá a opção de conferir se ele foi bloqueado ou não. Basta clicar na opção Celulares com Restrição, na home. Aí basta digitar o número do IMEI e clicar na lupa. Isso irá pesquisar o banco de dados de aparelhos restringidos. Um aparelho pode ter mais de um IMEI, então é importante pesquisar todos eles.

Inicio