Devo confessar que não sou o tipo de usuário que costuma usar muito as seções de recomendações de aplicativos de streaming de música — muito por conta de achar que as sugestões não são muito bem alinhadas aos estilos musicais que tenho hábito de consumir. Às vezes ate há uma faixa aqui e outra ali que acabam combinando, mas, de modo geral, sempre saio um tanto desapontado. No entanto, a Deezer acaba de anunciar um recurso que pode sanar esse problema.
Em apresentação feita na manhã desta quarta-feira (16) a plataforma francesa revelou uma série de novidades que estão por vir, incluindo a possibilidade de o usuário influenciar no algoritmo de sugestões musicais, algo que os representantes dizem ser algo inédito no mercado.

Basicamente você verá um sistema de curtidas nas faixas, tendo a opção de marcar como "não curti", ensinando o algoritmo pouco a pouco até que ele saiba exatamente que tipo de artistas e faixas recomendar. O sistema lembra o que já acontece em aplicativos como TikTok ou o próprio Instagram, que com base nos likes começa a "refinar" o feed de vídeos.
Disponível ainda este mês, o Flow, como é chamado o feed de sugestões da Deezer, já vai contar com esses botões de like e dislike. E essa é apenas uma das novidades focadas em personalização que estão chegando para a plataforma — usuários poderão organizar a aba de Favoritos para deixar com a cara que quiserem a partir de maio, além de poder personalizar as playlists, com uma ferramenta de edição da imagem de capa.
Para além disso, outro comportamento cada vez mais comum de usuários de plataforma de streaming de música é compartilhar nas redes sociais suas estatísticas de reprodução, artistas mais ouvidos, faixas mais ouvidas etc. A Deezer já tinha o My Deezer Year, que faz uma recapitulação anual, mas também a partir de maio haverá também um resumo mensal acompanhado de uma análise detalhada das atividades.
Por fim, talvez um dos recursos mais interessantes revelados pela Deezer que chega ainda em abril foi uma espécie de compartilhamento universal de música. Se você quiser mandar o link de uma música para um amigo ou familiar, a plataforma gerará um "link universal", de modo que o destinatário poderá abrir a faixa em qualquer plataforma de streaming que tenha, como Spotify, Apple Music ou YouTube Music. Isso se soma à possibilidade de criar playlists compartilhadas com amigos que não usam a Deezer.
Imagem de capa | Getty Images
Ver 0 Comentários