Se um círculo azul aparecer no seu WhatsApp, temos uma boa e uma má notícia

  • Após anunciar sua chegada à Europa, a Meta AI já está se expandindo para os celulares

  • Os telefones Android são os primeiros a receber o círculo azul da IA do WhatsApp

Nova ferramenta adiciona inteligência artificial da Meta ao WhatsApp / Imagem: Iván Linares
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

Semana passada, o app de mensagens mais usado do Brasil teve uma novidade: muitos usuários viram um círculo azul aparecer na janela de conversas. Embora não apareça ainda para todos os usuários, a ferramenta já está bastante presente em outros lugares, como a Europa. Isso demonstra que a Meta AI, a inteligência artificial da dona do WhatsApp, já chegou.

Na Europa, a recente entrada em vigor da lei de inteligência artificial fez do continente um pioneiro na regulamentação dessa tecnologia. Mas também trouxe um efeito colateral: todos os avanços nessa área têm seus lançamentos adiados no continente para se adequarem ao marco legal. E, como a Meta está no foco dos reguladores, a Meta AI demorou mais do que o esperado para se expandir dentro da Europa.

Com o círculo azul, você tem um ChatGPT direto no seu WhatsApp

WhatsApp

A Meta AI não se comporta de maneira muito diferente de um chatbot como o da OpenAI, mas com uma vantagem: não é necessário um aplicativo separado, pois todas as funções da IA estão integradas ao WhatsApp. Assim que você toca no círculo azul recém-aparecido, pode pedir o que quiser. A Meta AI responderá com as informações diretamente no chat.

A IA do WhatsApp funciona dentro de um chat privado com ela e também em uma conversa em grupo, mas não pode ser invocada em um chat individual com outra pessoa. Para falar com a Meta AI em um grupo, basta digitar "@", seguido do nome dela. O WhatsApp a adicionará à conversa.

O que a Meta AI pode fazer?

Aqui estão algumas das suas funcionalidades:

  • Responder a qualquer pergunta: Desde informações de cultura geral até dados mais específicos, a Meta AI pode fornecer respostas. No entanto, como ocorre com todas as IAs, é importante não confiar cegamente em tudo o que ela diz, pois está sujeita a erros.
  • Criar conteúdo criativo: A Meta AI pode gerar textos seguindo diretrizes específicas, resumir artigos copiados (desde que não sejam muito longos) e realizar outras tarefas relacionadas à criatividade.
  • Gerar código: Você pode pedir que ela crie um bookmarklet para o navegador, um pequeno programa em HTML, Python e muito mais — tudo sem sair do WhatsApp.
  • Fazer buscas na internet: A Meta AI pode pesquisar qualquer coisa online sem sair do chat do WhatsApp. O buscador escolhido para isso é o Bing.
  • Conversar como se fosse um contato comum: Além de responder perguntas e criar textos, a Meta AI pode ser uma boa companhia para conversas casuais. Se estiver entediado e nenhum dos seus chats estiver ativo, a IA estará sempre disponível.

Tudo isso são vantagens, mas nem tudo é positivo no círculo azul: a chegada da Meta AI também traz algumas limitações. Uma das mais evidentes é que, na Europa, ela ainda não consegue criar imagens, uma das funções mais úteis da IA. E há outra desvantagem muito importante: a Meta AI não pode ser desativada, ou seja, você terá que conviver com sua presença constante no WhatsApp. O círculo azul não pode ser removido da janela de conversas e o máximo que você pode fazer é ignorá-lo e nunca usá-lo.

Além disso, todos os dados que você trocar com a Meta AI serão armazenados nos servidores da Meta. É importante levar isso em consideração antes de compartilhar informações privadas.

Imagem | Iván Linares

Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.

Inicio