Tendências do dia

Bill Gates deu a resposta certa à pergunta mais crítica de uma entrevista de emprego: “Por que deveríamos contratá-lo?”

A resposta dará informações ao recrutador sobre que tipo de funcionário você será e também sobre suas virtudes e defeitos

Bill Gates tem dicas para sua entrevista de emprego / Imagem: Flickr (Statsministerens kontor)
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

Até mesmo os especialistas em recrutamento reconhecem que a entrevista de trabalho é, na verdade, um cenário onde cada ator deve desempenhar seu papel e dar as respostas adequadas que a outra parte espera ouvir.

Os recrutadores tentam conhecer melhor o candidato à sua frente, e uma forma de fazer isso é convidá-lo a "promover" suas habilidades formulando uma pergunta simples, na qual o candidato está colocando muito mais em jogo do que parece: “Por que deveríamos contratá-lo?”.

Como destacado pela plataforma de recrutamento Betterteam, a resposta do candidato facilita o trabalho do recrutador, que, com base nela, deduz seu nível de preparação e analisa se ele realmente se encaixa no perfil da vaga, além de quais valores ele percebe como importantes e quais coloca em segundo plano. Tudo isso com uma simples pergunta. Bill Gates, com muita experiência em recrutamento, revelou alguns truques para sair ileso dessa temida armadilha.

Contratando Bill Gates

Durante uma entrevista de trabalho simulada com o jogador da NBA Stephen Curry, o milionário revelou como responderia a essa pergunta tão decisiva. Com base em sua longa experiência pessoal em recrutamento e à frente de uma grande empresa como a Microsoft, ele respondeu a essa pergunta da forma como os recrutadores gostariam de ouvir. Em sua resposta, destacou três aspectos principais:

  • Sua experiência comprovada: A primeira parte de sua resposta se concentrou em enfatizar seus conhecimentos, habilidades e seu desejo de aprender mais. "Veja o código que escrevi. Completei programas muito além dos cursos nos quais participei. Acho que melhorei com o tempo", afirmou o milionário.
  • A importância do trabalho em equipe: Em seguida, Gates demonstrou que tinha capacidade para se integrar em equipes e oferecer uma visão crítica do trabalho realizado para melhorá-lo. Essa capacidade de colaboração entre os funcionários é muito valorizada pelos recrutadores.
  • Alinhamento aos interesses da empresa: No final de sua resposta, Bill Gates focou no que as empresas esperam de um novo candidato: comprometimento. Depois de falar sobre si mesmo e seus feitos, ele adicionou: "Eu gosto de metas ambiciosas. Gosto de pensar em como podemos antecipar o futuro. O software é incrível e quero fazer parte disso". Com essa simples frase, o candidato mostrou uma atitude de compromisso com o futuro da empresa e envolvimento com o projeto.

Transformando fraquezas em forças

O ser humano tende a ser muito crítico consigo mesmo. Por isso, responder a uma pergunta com tantos matizes pode ser complicado, e acabamos mostrando determinados aspectos da personalidade como fraquezas ou pontos negativos.

No entanto, uma das lições que podemos tirar da resposta de Bill Gates é sua capacidade de transformar fraquezas em forças. Em um momento da entrevista, ele reconheceu que, "[…] pode ser que eu critique seu código com um pouco de dureza, mas, em geral, gosto de trabalhar em equipe". Esse detalhe, ao admitir que pode ser crítico com o trabalho dos outros, transforma algo que, a princípio, poderia ser visto como um defeito em uma demonstração de honestidade que inspira confiança.

Outro ponto interessante na resposta dele é o alinhamento entre seus interesses e os da empresa. Ao destacar que seus objetivos de inovar se alinham aos da empresa para a qual está se candidatando, o milionário se apresenta como um parceiro com o qual crescer e não como alguém que simplesmente quer receber um salário. Esse detalhe é o equivalente ao salário emocional para as empresas: Gates acertou em cheio no que o recrutador quer ouvir.

Saber responder corretamente a essa pergunta e outras similares é uma forma de se preparar para as entrevistas de trabalho. Para isso, vale pesquisar, ao menos minimamente, a empresa que oferece a vaga. Dar a resposta certa pode ser decisivo para o processo de seleção.

Imagem | Flickr (Statsministerens kontor)

Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.

Inicio