Até os clássicos mais intocáveis precisam dar espaço para novos ares, e por isso nada melhor do que uma temática focada em energias renováveis para atingir o mesmo objetivo: renovar o clássico jogo de estratégia Catan, sempre presente nas listas dos melhores jogos de tabuleiro da história, por meio de novas formas de energia. Este novo Catan Energies respeita essencialmente a mecânica do clássico, mas muda o mundo que temos à disposição: o objetivo é encontrar o equilíbrio entre crescimento econômico e sustentabilidade.
A crise climática, então, está bem presente no próprio conceito da nova versão do jogo, pois os assentamentos dos jogadores terão um impacto talvez fatal no terreno. Eles poderão escolher entre construir usinas de energia renovável (mais caras, mas melhores para o futuro da ilha) ou usinas de energia fóssil (mais benéficas economicamente imediatamente, mais prejudiciais para esta nova ilha de Catan, onde a crise climática está muito presente).
Todas as variáveis que pontuam uma partida de Catan são adaptadas neste novo jogo: assim, você terá que lidar com poluição do ar, chuvas torrenciais, ajuda pública e cúpulas climáticas, o que dá ao jogo um ar educacional que as versões anteriores não tinham. Mesmo em sua fabricação, foi tomado o cuidado de que forma e fundo andem de mãos dadas: a edição é feita sem plásticos, usando madeira e outros materiais naturais.
A edição original foi lançada no verão e recebeu um pequeno impulso promocional de uma personalidade comprometida com as mudanças climáticas: Bill Gates, que elogiou o jogo nas redes sociais. Um curioso equilíbrio entre estratégia comercial e compromisso com o futuro de um nome icônico em jogos de tabuleiro.
Cabeçalho | Devir
Ver 0 Comentários