Se a sua casa já tem alguma idade, provavelmente um dos inconvenientes que ela apresenta são poucas tomadas em algum ou em todos os cômodos. Até mesmo pode ser que elas estejam distribuídas de forma que não consigamos aproveitar bem as entradas disponíveis.
Nesses casos, é possível recorrer a réguas de tomadas e adaptadores para ampliar a capacidade, e também tomadas duplas que podem ser instaladas na caixa de uma tomada individual, sem necessidade de fazer modificações. Mas há outras alternativas, como mover uma tomada diretamente para outra posição.
Como mover uma tomada de posição sem obras

Costuma ser comum que, por questões de decoração ou comodidade de uso, nem sempre nos interesse usar uma tomada que já temos na parede, e seria mais conveniente que ela estivesse em outra área da sala.
Felizmente, é possível mover uma tomada de lugar, ou melhor, adicionar uma nova na localização desejada e levar a corrente elétrica até ela a partir da tomada que não vamos usar. Como fazemos isso sem obras? Existem muitos tutoriais sobre o assunto, como este vídeo da Leroy Merlin, mas os pontos chave são sempre os mesmos.
A questão fundamental é comprar o que é conhecido como tomadas ou tomadas de superfície, elementos que, em vez de serem embutidos em um buraco na parede como as tomadas normais, são fixados diretamente na superfície da parede.
Para isso, logicamente, precisaremos também de um cabo elétrico de superfície, que podemos ocultar atrás de uma canaleta ou grudar diretamente na parede acima do rodapé, para que fique mais discreto.
O processo é simples e começa por desconectar a eletricidade do ambiente para evitar acidentes e colocar a tomada de superfície na área que mais nos interessa. Depois, é necessário instalar o cabo elétrico nessa tomada de superfície e levar a outra extremidade do cabo até a tomada que vamos usar.

Em seguida, há várias opções. Podemos conectar esse cabo elétrico diretamente à instalação da parede, desmontando a tomada que já estava lá e conectando os cabos com uma clema (conector elétrico usado para unir dois ou mais fios de forma segura, sem necessidade de soldagem), além de substituir a parte central da tomada anterior por uma saída de cabo.
Mas, se não quisermos desmontar nada, também é possível colocar um plugue diretamente no cabo para poder conectar e desconectar da tomada quando necessário.
Em qualquer caso, é importante procurar componentes que atendam aos requisitos de potência necessários, pois, nas lojas, encontramos elementos que suportam diferentes amperagens e potências e que nem sempre serão suficientes para usos mais exigentes, como aquecedores.
O mais comum é encontrar fichas e tomadas que suportam potências máximas de trabalho entre 2500W e 3.600W. Por isso, é importante prestar atenção nessas especificações caso você deseje conectar aquecedores, termostatos e equipamentos de alto consumo que possam ultrapassar essas potências no uso diário.
Imagem de capa | Leroy Merlin
Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.
Ver 0 Comentários