A nova série de streaming de ‘Alien’ nos levará de volta aos xenomorfos, mas com uma ideia muito arriscada: leva-os à Terra

Muita coisa pode dar errado com esse ponto de partida.

A nova série da Disney pode dar errado? Imagem: Disney
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
sofia-bedeschi

Sofia Bedeschi

Redatora

Jornalista com mais de 5 anos de experiência no ramo digital. Entusiasta pela cultura pop, games e claro: tecnologia, principalmente com novas experiências incluídas na rotina. 

A grande novidade de Alien: Earth, a nova série da franquia Alien que será lançada pelo FX (e, quase certamente, aqui no Brasil, pelo Disney+), é que, como anunciado desde os primeiros teasers, a trama se passará na Terra. Para os fãs de longa data, essa ideia não é exatamente nova, mas a verdadeira questão é: será que é uma boa ideia?

Como assim na Terra?

A única informação oficial sobre como um ou mais xenomorfos chegam ao planeta vem da sinopse oficial. A história se passa dois anos antes dos eventos de Alien: O Oitavo Passageiro: "Quando uma misteriosa nave espacial cai na Terra, uma jovem e um grupo improvável de soldados táticos fazem uma descoberta fatal que os coloca frente a frente com a maior ameaça do planeta."

Eles estão entre nós

O criador da série, Noah Hawley (Fargo, Legion – credenciais impecáveis), já começou a soltar pistas sobre o que podemos esperar. Um dos destaques pode estar na própria origem do xenomorfo:

"O mais divertido para mim foi me comprometer com a criatura e trazer minhas próprias ideias para o design, sem alterar sua silhueta, que é sagrada. Mas, como sabemos, alguns elementos variam dependendo do hospedeiro, influenciando o que a criatura final se torna. Quis explorar isso um pouco, garantindo que seja tão assustador quanto deve ser."

Que tipo de hospedeiro poderia resultar em algo ainda mais aterrorizante? Um animal selvagem? Ou algo além do que já conhecemos?

Primeira vez na Terra?

A presença dos xenomorfos na Terra não é exatamente inédita – essa ideia já foi explorada em outras ocasiões. Em Alien: Resurrection, por exemplo, a história sugeria uma aterrissagem em uma Terra devastada e quase desértica, preparando o terreno para um quinto filme que nunca saiu do papel. Nos quadrinhos, minisséries como Aliens: Guerra contra a Terra, Aliens: Genocídio e Aliens: No Exit retrataram invasões xenomorfas no planeta, embora não façam parte do cânone oficial da franquia.

Além disso, os dois filmes de Alien vs. Predator também se passam na Terra, mas Prometheus e Alien: Covenant removeram esses eventos do cânone principal, estabelecendo uma linha do tempo separada da série original.

Mas será uma boa ideia?

Essa é uma pergunta válida, mas difícil de responder sem saber exatamente em que contexto os xenomorfos chegarão à Terra. Será um planeta pós-apocalíptico e devastado, como sugerido em Resurrection e referenciado em outros filmes da franquia? Teremos mutantes e criaturas deformadas vagando por esse cenário, tornando-se alvos para os xenomorfos? Será que estamos prestes a assistir a um verdadeiro Fallout com xenomorfos neste verão?

A prévia

Aliens vs. Predator: Requiem conseguiu se sair bem de sua ousada – e muito corajosa – decisão de trazer os xenomorfos para a Terra nos tempos atuais, graças à sua total falta de pudor. O filme parecia mais uma produção italiana dos anos 80 do que uma sequência oficial da franquia. Era mais Contaminação: Alien Invade a Terra do que Aliens – e isso é um elogio.

Inicio