Todos podemos concordar mais ou menos que há uma etapa do MCU com um saldo mais ou menos positivo (que vai do aceitável ao glorioso, dependendo do entusiasmo do fã) que começa em 'Homem de Ferro' e continua até 'Ultimato'. A partir daí, as coisas começaram a dar errado, com Fases 4 e 5 desastrosas levando aos primeiros fracassos de bilheteria da Marvel, possível "fadiga de super-heróis" e o atual momento de incerteza. Mas há nuances no cenário.
Nuance um: nem tudo são flores
23 filmes compõem o MCU de 'Homem de Ferro' a 'Ultimato' (ou, mais precisamente, a 'Homem-Aranha: Longe de Casa'). É estatisticamente impossível que todos eles sejam acertos. Há uma infinidade de filmes mais fracos, celebrados apenas porque estão no contexto de produções de grande sucesso e bem conceituadas: 'Homem de Ferro 2', 'Thor: O Mundo Sombrio' ou 'Vingadores: Era de Ultron' são alguns deles.
Nuance dois: nem tudo é horrível desde a Fase 4
Ao mesmo tempo, há inúmeros filmes (e séries) para celebrar desde 'Ultimato': 'Doutor Estranho no Multiverso da Loucura' é hilário, e os geralmente odiados 'Quantumania' ou 'The Marvels' são filmes fracassados, mas com alguma personalidade. E, claro, há vários momentos marcantes em séries como 'Wandavision', 'Loki' ou 'Agatha Desde Sempre'
O verdadeiro problema
O drama das fases 4 e 5 é que elas não têm aquele estilo dos três primeiros estágios de ir em uma direção e com um propósito. Talvez tenha sido feito assim, talvez não, mas a sensação de que 'Ultimato' é pensado desde a primeira aparição dos Vingadores está lá, e isso não existe nas fases 4 e 5. Claro, há fios que conectam tudo, como o tema dos Multiversos, mas há uma infinidade de filmes ('Shang-Chi', 'Thor: Amor e Trovão', 'Wakanda para Sempre'), que parecem tiros no ar, como se estivessem procurando novos heróis carismáticos para substituir os Vingadores. E como em 'Admirável Mundo Novo', há uma sensação de que é um esforço fútil.
O filme dobradiça
O primeiro fracasso da Marvel, 'Eternos', é o ponto-chave. A empresa teve filmes fracos antes, e possivelmente alguns não tiveram o desempenho de bilheteria que eles esperavam, mas 'Eternos' é o primeiro que os forçou a recuar. Queriam que o grupo se tornasse talvez não um novo Vingadores, mas uma equipe capaz de suportar o peso de vários filmes: propuseram subtramas que se prolongariam em outros filmes, e novos personagens, como Starfox, de quem nunca mais ouvimos falar. A Marvel recuou em seu plano, e o pior é que viu que podia recuar e o público aceitou, com o que se multiplicaram filmes de teste, ideias que ficaram isoladas em um filme e experimentos fracassados. Um mundo que brincava com a miragem de ser compacto e coerente se tornou um onde predominam a apatia e o descuido.
Imagem de destaque | Disney
Ver 0 Comentários