Existem carros que têm o tuning em seu DNA. Modelos como o León, o Golf, o Civic ou o Supra (entre muitos outros com os quais qualquer jogador de Need for Speed sonhou em sua juventude) são atemporais. Embora a personalização esteja se tornando cada vez mais difícil, ainda há carros que se prestam a ser uma tela em branco para os sonhos de algum entusiasta da mecânica.
Curiosamente, nos dias de hoje, o Tesla Model 3 tem sido a base de muitos restomods. Mas, para ver modificações realmente extremas, é preciso olhar para outro modelo: o Lada VAZ-2101. Apesar de ter um dos nomes menos comerciais da história, ele é a base para algo extraordinário: um motor V16 feito a partir de... motosserras.
Um V16 de dois tempos feito com motosserras
A história desse Lada é fascinante. Trata-se de um sedã de quatro portas fabricado entre 1969 e 2012 pela marca russa AvtoVAZ. E, se ele te lembra um carro italiano, você não está enganado. Em meados dos anos 60, a União Soviética desejava um carro familiar de produção nacional. Para acelerar o desenvolvimento, decidiram buscar uma parceria e bateram à porta da Fiat.
O fabricante italiano permitiu que os engenheiros soviéticos estudassem detalhadamente o modelo Fiat 124, eleito Carro do Ano em 1967, e eles então começaram a fazer modificações aqui e ali. O resultado foi um veículo visualmente semelhante ao Fiat, mas muito diferente tanto internamente quanto em termos de desempenho. Por exemplo, a suspensão foi completamente alterada para se adaptar melhor às estradas esburacadas da Rússia e, como a rede de hotéis na União Soviética era muito precária, os assentos dianteiros podiam ser transformados em camas.
O que nos interessa aqui é que o Lada se tornou um veículo que os russos modificaram à vontade, transformando-o no carro ideal para dar vida às suas ideias. Já o vimos em uma versão com 14 rodas, com um motor de 400 cv e até com "pernas". Mas o que nunca imaginávamos era que surgiria uma versão mais longa com um motor V16 construído a partir de motosserras. O vídeo é imperdível.
Os responsáveis por essa loucura são os integrantes do Garage 54, um canal russo especializado em fazer todos os tipos de modificações. Eles tiveram a brilhante ideia de adquirir 16 motosserras de dois tempos em uma loja de jardinagem, montá-las em configuração V e criar um motor para o Lada. As especificações podem não ser muito impressionantes, mas são extremamente interessantes, considerando que o motor foi construído a partir de ferramentas.
Cada uma das motosserras Hüter BS-62 tem um motor de 58 cc com 4,5 cavalos de potência. Juntas, somam 16 cilindros, 928 cc e 72 cv de potência. Isso não está tão distante dos 80 cv do motor original do Lada, um quatro cilindros de 1,7 litros. No entanto, o desempenho é precário: o carro leva mais de 25 segundos para alcançar 60 km/h, o ruído é ensurdecedor e a emissão de fumaça azulada é significativa.
A instalação também não foi simples. Conectar os motores não foi o maior desafio, pois eles foram montados em uma estrutura personalizada, com uma haste rotativa que transmite movimento por meio de uma engrenagem dentada soldada a cada virabrequim. Os cabos conectam o acelerador aos motores, mas o mais complicado foi alongar a frente do Lada para acomodar este V16 de 51 polegadas. Para isso, cortaram o capô, o estenderam e o soldaram novamente, deixando o motor exposto, sem fabricar uma tampa.
O resultado é um carro único, embora um pouco decepcionante, já que perderam a chance de instalar um sistema de sopradores de folhas para fazer o resfriamento. Certamente, essa aceleração é perigosamente lenta para qualquer estrada, seja na Rússia ou em outro lugar. E, sinceramente, duvidamos que passaria em uma inspeção veicular.
Imagens | Garage 54
Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.
Ver 0 Comentários