Tendências do dia

Microsoft acredita que trabalhar com Windows na nuvem é uma ótima ideia: e lançou um miniPC com um “miniWindows” para provar isso

O novo Windows 365 Link é um miniPC curioso que chega sem uma versão do Windows pré-instalada: ele funciona exclusivamente com a plataforma em nuvem da Microsoft.

Microsoft com novo windows - Foto: Microsoft
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
sofia-bedeschi

Sofia Bedeschi

Redatora

Jornalista com mais de 5 anos de experiência no ramo digital. Entusiasta pela cultura pop, games e claro: tecnologia, principalmente com novas experiências incluídas na rotina. 

Há anos, a Microsoft vem promovendo uma ideia singular: que não precisemos de um PC ou laptop com Windows para trabalhar. Em vez disso, a proposta é utilizar um dispositivo que simplesmente se conecte à nuvem, carregue e execute o sistema operacional e seus aplicativos diretamente de lá.

A proposta não é nem um pouco nova, e há ainda mais tempo existem sistemas operacionais na nuvem que oferecem algo semelhante — talvez alguns se lembrem do projeto espanhol eyeOS. No entanto, desde 2021, a Microsoft busca transformar esse conceito em algo muito mais acessível e popular.

Sua plataforma Windows 365 foi criada exatamente com esse propósito. Testamos a solução em 2021, utilizando uma Raspberry Pi, um celular Android e um iPad, e a experiência mostrou-se variável.

Estas são as portas de conexão do Microsoft miniPC Link. Estas são as portas de conexão do Microsoft miniPC Link.

A Microsoft continua acreditando nessa abordagem e acaba de reforçar sua visão com o lançamento do Windows 365 Link, um miniPC básico que, curiosamente, é vendido sem o Windows pré-instalado. Isso porque sua única função é se conectar ao Windows na nuvem.

O Windows 365 Link é um dispositivo compacto e leve, com suporte para conectar dois monitores 4K, quatro portas USB, entrada Ethernet, Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.3. Até o momento, a Microsoft não divulgou detalhes sobre sua configuração interna — não se sabe qual processador ele utiliza, nem a quantidade de memória ou armazenamento. Ainda assim, é provável que esses componentes não sejam o foco do dispositivo.

O aspecto mais surpreendente é que ele não roda o Windows 11. Em vez disso, utiliza um sistema operacional especial derivado do Windows — uma espécie de "miniWindows" simplificado, projetado para maximizar eficiência e segurança. Esse sistema não oferece suporte para binários de 32 bits (win32), e a Microsoft explica que ele é ideal para empresas que já começaram a adotar o Windows 365.

De fato, a Microsoft destaca que o Windows 365 Link é uma solução perfeita para ambientes de "mesas compartilhadas", onde diferentes funcionários podem utilizar o mesmo equipamento. Cada usuário, ao fazer login, terá acesso à sua conta personalizada do Windows 365, com todas as suas aplicações e documentos armazenados na nuvem, garantindo praticidade e continuidade no trabalho.

O Windows 365 Link está disponível hoje em versão prévia nos EUA, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Japão, Austrália e Nova Zelândia. A Microsoft oferecerá este miniPC para compra em abril de 2025 em alguns mercados adicionais. O equipamento custará US$ 349 ou R$2135,39.

Inicio