A Microsoft, até agora, não conseguiu consolidar o Windows como uma proposta relevante no mundo ARM. A empresa de Redmond tentou há mais de uma década com o Windows RT, mas esse sistema acabou sendo descontinuado pouco após seu lançamento. Mais tarde, surgiu o Windows 10 para ARM, que também não alcançou o sucesso esperado, provavelmente devido à sua ampla gama de limitações.
A empresa de Redmond encontrou nos novos PCs com Copilot+ uma oportunidade para dar o impulso que o Windows 11 para ARM precisava. No entanto, apostar nessa arquitetura ainda apresentava alguns desafios: algo tão simples como acessar uma ISO do sistema para realizar uma instalação do zero não era possível. Demorou, mas finalmente isso deixou de ser um problema.
Diga "Olá" para a imagem ISO do Windows 11 para ARM!
Como mencionamos, até agora não era possível obter uma imagem ISO do Windows 11 para ARM. Essa opção estava restrita aos membros do Programa Windows Insider, que podiam baixar versões preliminares do sistema. Alternativas de virtualização para ARM, como o VMware Fusion 13 Pro, eram responsáveis por gerenciar o download do sistema operacional de forma interna.
A partir de agora, além das opções mencionadas, será possível baixar o Windows 11 diretamente da página oficial da Microsoft. O acesso é simples: basta selecionar a versão correspondente e clicar em "Baixar agora".
O arquivo obtido será uma imagem ISO, que pode ser usada para criar um meio de instalação (como uma unidade USB ou DVD) ou para montá-la em um programa de virtualização.
Se você tiver um dispositivo compatível com Windows 11 para ARM, agora poderá realizar uma instalação limpa da mesma forma que faria com uma versão x86 do Windows. Isso inclui todos os PCs Copilot+ com processadores Snapdragon X Plus e Elite . Em qualquer caso, antes de realizar qualquer movimentação deste tipo, é necessário verificar a compatibilidade, possuir os drivers necessários e fazer um backup.
É importante ter em mente que a instalação do Windows 11 para ARM em dispositivos com versões mais antigas do Snapdragon pode exigir a adição de drivers à imagem. Esta é uma tarefa com uma certa complexidade. A Microsoft tem um artigo em sua página Aprenda que explica passo a passo como fazer isso .
Imagem | Microsoft
Ver 0 Comentários