Além de perder o celular ou ele ser roubado, uma das piores coisas que podem acontecer é a gente esquecer o padrão de desbloqueio, a senha ou o PIN do Android. Felizmente, quase tudo na vida tem solução, e esse caso não é uma exceção.
Antes de explicar como fazer isso, é importante dizer que não existe um método infalível para situações tão complexas quanto a perda da sua senha. Se existisse uma solução fácil e aleatória, qualquer ladrão poderia pegar o nosso celular e desbloqueá-lo, o que não seria ideal. A seguir, veremos algumas ações que você pode tentar para recuperar a senha do seu celular Android.
Encontrar meu dispositivo
Se você tentou inserir o padrão ou o PIN de desbloqueio várias vezes e não lembra qual é, o método mais eficaz para desbloquear o celular é usar a ferramenta Encontrar meu dispositivo do Google. Normalmente, os celulares Android estão associados a uma conta Google e, graças a essa ferramenta oficial, podemos, a partir do computador, localizar, bloquear ou apagar o dispositivo. Além disso, também é possível criar uma nova senha e desbloqueá-lo.

Para fazer isso, devemos acessar o site Encontrar meu dispositivo em um navegador, fazer login com nossa conta do Google e escolher, na lista, o celular do qual não lembramos o padrão, PIN ou senha. Seguem os passos:
- Abra o site Encontrar meu dispositivo em um navegador.
- Clique no seu celular na lista.
- Clique em Bloquear dispositivo.
- Clique em Próximo.
- Faça login novamente com sua conta do Google.
- Clique em Estabelecer uma nova senha.
Encontrar meu dispositivo da Samsung e outras ferramentas

Além dos métodos genéricos, dependendo do celular que você possui, pode haver soluções específicas que cada fabricante oferece para seus dispositivos, como é o caso da Samsung.
O caso mais popular é o serviço "Find" da Samsung. Trata-se de uma suíte poderosa que permite controlar o celular Samsung remotamente e, entre outras opções, desbloquear o dispositivo, desde que tenhamos configurado a conta oficial da Samsung. No final, é recomendável que, sempre que tivermos um celular de uma marca, tentemos nos registrar em seus serviços, pois assim seus produtos poderão ser úteis quando precisarmos.
De fato, em quase todos os fabricantes de celulares, temos à disposição um site de suporte oficial e podemos encontrar a opção de solicitar o desbloqueio do dispositivo. No entanto, nesses casos, a marca pode pedir informações específicas ou até a nota fiscal para realizar o processo.
Recuperando sua senha com o Gmail
Método principal para celulares Android com alguns anos de uso. Quando inserimos o padrão incorretamente cinco vezes, aparece a opção de "Esqueceu sua senha?". É aqui que, se tivermos o Wi-Fi ou os dados ativados, podemos inserir nosso e-mail e senha do Gmail para desbloquear o dispositivo.
Se você também perdeu a conta do Gmail, a coisa complica, mas talvez você consiga fazer o procedimento a partir do computador. Se o problema for que não há Wi-Fi ativado, você pode tentar o método ADB que explicaremos abaixo ou tentar abrir algum aplicativo associado à tela de bloqueio que ative automaticamente o Wi-Fi, como o LG SmartShare.
Smart Lock e as soluções do Google

Os métodos de bloqueio do Android são cada vez mais variados, e devemos lembrar que, com apenas um deles, já conseguimos acessar o celular. Se você esquecer o PIN, talvez possa usar a impressão digital ou o reconhecimento facial. Se não lembra do padrão, talvez possa usar o desbloqueio facial ou por proximidade. Ou ainda você possa usar uma pulseira Bluetooth que ajude a desbloquear.
Sempre vale a pena verificar e, principalmente, configurar previamente o Smart Lock do Android.
O Android nos permite desbloquear o celular com vários métodos, acessando Configurações > Segurança > Bloqueio de tela: Deslizar, padrão, PIN, senha, agentes de confiança NFC, Bluetooth, locais de confiança, rosto ou por voz.
Desde os Play Services 7.5, temos também a opção Smart Lock de Senhas, um gerenciador do Google que armazena informações de segurança para acessar aplicativos específicos. Talvez algumas dessas senhas possam ser a solução. E outra novidade que pode ser interessante saber é que, desde o Android 8.0 Oreo, foi facilitada a automação para que certos aplicativos possam ignorar o bloqueio, caso atendam a alguns requisitos.
Modo seguro para desativar bloqueios de terceiros

Há uma solução bastante simples, mas que só funcionará se o bloqueio for realizado por aplicativos de bloqueio de terceiros e não pelo sistema. Falamos do chamado "modo seguro", um método para iniciar o celular com os aplicativos baixados desabilitados.
Para acessar esse modo seguro, a maneira é diferente dependendo do celular. Em geral, basta manter o botão de desligar pressionado até que apareça uma janela com a opção de desligar — continue pressionando até que apareça a opção de reiniciar em modo seguro. Aceite que o celular reinicie em modo seguro.
Uma vez lá, o que precisamos fazer é ou resetar o celular ou desinstalar diretamente o aplicativo de bloqueio que nos impede de acessar o celular.
Eliminar o sistema de bloqueio com ADB

Este é, provavelmente, o método mais complicado e só é adequado para usuários que já estão acostumados a trabalhar com comandos ADB. O pré-requisito é que as opções de depuração USB estejam ativadas, caso contrário, você não poderá continuar. Não conseguimos verificar se isso ainda funciona no Android 8.0 ou superior.
Se for o caso de funcionar, você deve conectar o celular ao computador via cabo USB. Acesse o diretório ADB e, no terminal, execute o seguinte comando:
adb shell rm /data/system/gesture.key
Depois reinicie o dispositivo e o sistema de bloqueio deve desaparecer. Outra opção equivalente seria:
adb shell
cd /data/data/com.android.providers.settings/databases
sqlite3 settings.db
update system set value=0 where name='lock_pattern_autolock';
update system set value=0 where name='lockscreen.lockedoutpermanently';
.quit

Ou de maneira equivalente:
adb devices
adb shell
cd /data/system
su
rm *.key
rm *.key
adb reboot
É importante destacar que esses comandos ADB funcionarão se a depuração estiver ativada e o computador estiver autorizado a trabalhar com o dispositivo. Caso contrário, o ADB não se conectará devido à falta de permissões.
Outra opção semelhante é instalar na memória SD do dispositivo um arquivo Pattern Password Disable, como o desenvolvido no XDA. Trata-se de um arquivo ZIP que deve ser flasheado no celular bloqueado para desabilitar o padrão, pois qualquer combinação servirá. Aqui, cada smartphone é um caso e não podemos garantir que funcione em todos.

A solução definitiva: redefina o celular
Se há um método que com certeza funciona, é o de realizar um hard reset no Android e restaurá-lo aos seus valores de fábrica. Ele tem uma desvantagem importante, que é o fato de que, ao realizar esse método, excluiremos todos os dados do dispositivo, exceto aqueles salvos no cartão microSD.
Aqui se destaca a importância de realizar backups ou de ter nossas informações na nuvem, pois, mesmo que precisemos resetar o celular, não perderemos dados importantes.
Para fazer isso, normalmente, é necessário manter pressionado o botão de volume para cima e o botão de ligar/desligar. Isso nos levará ao modo recovery e, lá, aparecerão as opções para apagar os dados e formatar.
wipe data/factory reset
Bônus: evite soluções milagrosas
Esperamos que, caso você tenha perdido ou esquecido o padrão de desbloqueio ou o PIN do seu celular, consiga recuperá-los com alguma das soluções que mencionamos aqui. Reiteramos a importância de fazer backups, estar informado sobre os diferentes métodos de bloqueio e ter as opções de segurança do Google ou do fabricante do celular ativadas.
Isso mesmo, fiquem atentos, pois nesses momentos de incerteza, há muitos métodos que podem causar falhas no nosso dispositivo. Também é importante fazer um alerta sobre a existência de métodos pagos que prometem recuperar seu dispositivo, mas que não inspiram muita confiança. Não há "médico" que tenha a cura para todos os problemas deste mundo. Para tudo o mais, muita paciência ao tentar recuperar o acesso ao seu Android.
Imagem | Bing Image Creator
Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.
Ver 0 Comentários