Graças a plataformas como o Android Auto ou o Apple CarPlay, podemos usar o celular no carro sem complicações, algo que é especialmente útil não só para obter direções para o nosso destino, mas também para ouvir nossas músicas ou podcasts favoritos.
Se alguém lhe perguntar qual é a forma preferida de ouvir música no carro, você provavelmente responderá com o nome de uma das plataformas de streaming de música mais populares, como Spotify ou YouTube Music. Nada poderia estar mais longe da verdade: o rádio ainda é a opção preferida da maioria.
Motoristas preferem ouvir música da maneira de sempre
É o que revelam os dados coletados pelo "Share of Ear", estudo realizado pela Edison Research cujo objetivo é analisar os hábitos de consumo de áudio nos Estados Unidos. É um estudo com uma trajetória de mais de dez anos e baseado em pesquisas com pessoas com mais de 13 anos.
Embora a Edison Research já tenha confirmado em 2023 que as plataformas de streaming de áudio superaram o consumo de rádio nos Estados Unidos, há uma exceção clara: o carro. Apesar da conveniência das plataformas de streaming, o rádio ainda é a primeira opção que os motoristas consideram ao usar seus carros.
O estudo do qual estamos falando divide os dados entre aqueles que têm acesso ao Android Auto e CarPlay em seu veículo principal e aqueles que não têm. Aparentemente, 46% dos motoristas com acesso a essas plataformas preferem ouvir rádio AM/FM, seguidos por 19% que ouvem via SiriusXM (um serviço de rádio via satélite).

Não é de surpreender que a popularidade do rádio seja ainda maior entre os motoristas que não têm Android Auto ou Apple CarPlay. Nesse caso, 67% dos motoristas optam pelo rádio AM/FM, enquanto 12% ouvem pelo SiriusXM. Independentemente de o veículo ser ou não compatível com essas plataformas, o streaming é a próxima opção depois do rádio, mas bem atrás em popularidade.
Se levarmos em conta todas as alternativas que temos à disposição quando se trata de consumir conteúdo de áudio, o rádio é responsável por 75% do tempo total diário gasto consumindo conteúdo de áudio no carro. A porcentagem é quase a mesma em carros novos e antigos, embora os proprietários de veículos mais novos prefiram o rádio via satélite ao rádio tradicional.
Via | Motor16
Mais informações | Edison Research
Imagem da capa | Eva Rodriguez de Luis (Xataka Android)
Ver 0 Comentários