Tendências do dia

Os trilhões que cada país do mundo deve em 2024, mostrados neste gráfico

A dívida global é um dos indicadores econômicos, e este gráfico destaca algumas das maiores potências

Dívida dos Estados Unidos supera a de outros países
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

Temos muitos indicadores que nos permitem explicar a realidade financeira da economia global. A dívida é um deles e mesmo não sendo o único nem o mais decisivo, é o que serve para analisar o futuro de muitos países. Liderar o ranking da dívida global não é a maior das honras, e neste gráfico curioso podemos ver não só quem acumulou mais dívida em 2024, mas também a porcentagem de dívida relacionada ao seu produto interno bruto.

Os dados

O gráfico foi desenvolvido pela Visual Capitalist tomando dados do Fundo Monetário Internacional. Estes foram atualizados em outubro de 2024, exceto os dos Estados Unidos, que são um pouco mais recentes. A verdade é que há países para os quais é totalmente devastador:

Trilhoes01

Estados Unidos

De acordo com estes dados, no topo da tabela da dívida mundial temos os Estados Unidos. Com 34,6% dela e uma dívida em relação ao PIB de 121%, a má notícia é a tendência e a estimativa de pagamentos de juros. No ano fiscal de 2024, esse juro líquido devido à dívida foi de US$ 892 bilhões, algo que aumentará para US$ 1,7 trilhão até o ano fiscal de 2034.

China

Na China, as coisas não são melhores. Segundo o FMI, é o segundo neste ranking com uma dívida global de 16,1%, correspondente a 90,1% do seu PIB. Estima-se também que essa dívida em relação ao produto interno bruto aumentará para 111,1% nos próximos cinco anos. Isso ainda está para ser visto considerando que Trump acabou de entrar na Casa Branca e temos que esperar para ver se as ameaças de tarifas ainda mais restritivas ao gigante asiático e seu efeito na economia chinesa se cumprem.

Japão ainda está em queda livre

Mas se alguém se destaca no território oriental, é o Japão. Já em 2019, a dívida japonesa era de 238% do PIB. Longe de melhorar, agora se encontra com uma dívida de 250%. É uma dívida selvagem em relação ao PIB, bem acima de outras não desprezíveis como os 137% da Itália, os 175,2% de Cingapura ou os 159% da Grécia.

O rei nesse sentido é o Sudão, que com 0,1% da dívida global, em relação ao seu PIB é um chocante 344,4%.

Perspectiva regional

Quando falamos de territórios, o quadro é o seguinte:

Região

Dívida em relação ao PIB 2024

Previsão para 2025

América do Norte

116,1%

125%

Ásia Pacífico

93,6%

101%

Europa

77,4%

79,6%

América do Sul

77,2%

76,9%

África

66,7%

58,5%

América Central

51,6%

47,1%

Oriente Médio

40,9%

45,3%




Nenhum entusiasmo

A situação vai piorar se nenhuma ação for tomada. O FMI afirmou que cortes significativos nos gastos e aumentos de impostos teriam que ser feitos nos próximos cinco anos para que os diferentes países começassem a alcançar a sustentabilidade fiscal. O problema é que a previsão é que a dívida pública global ultrapasse 100% da produção global em 2029, sendo países como Estados Unidos, China, Brasil e França os que mais contribuem para esse fato.

Inicio