Desde seu início em 2022, o conflito entre Rússia e Ucrânia se tornou o maior laboratório da história para tecnologia militar, especialmente no uso de drones. Enquanto a Ucrânia tem um pequeno dispositivo para detectar esses dispositivos chamado Tsukorok, a Rússia possui Parody, um tipo de drone que tenta enganar seus inimigos.
Recentemente, o exército ucraniano "caçou" um desses drones. Ao contrário dos utilizados para ataque, estes foram fabricados para servir como iscas em ofensivas aéreas russas. Também conhecidos como “drones invisíveis”, tem o objetivo de enganar e saturar as defesas antiaéreas do inimigo.
"Autópsia" em um drone
Os drones Parody simulam o sinal de radar dos Shahed-136 do Irã, que a Rússia usa rotineiramente para ataques reais. Desta forma, confundem os sistemas de defesa ucranianos, para forçá-los a gastar munições e recursos em alvos falsos. São veículos pequenos e, aparentemente, baratos. O Parody representa 50% dos drones utilizados pela Rússia nos seus ataques, o que tem sido uma estratégia muito boa. É por isso que a Ucrânia capturou um para analisá-lo profundamente.
Depois de abrir o drone, a Inteligência Militar Ucraniana (HUR) informou que este continha peças de fabricação ocidental. Várias delas, como microcontroladores, antenas e transceptores, vinham de empresas localizadas principalmente nos Estados Unidos, assim como outras de fabricação europeia. É curioso porque, supõe-se, a Rússia enfrenta sanções que impedem, precisamente, a aquisição de tecnologia estrangeira para suas armas.
Esta não é a primeira vez que o exército ucraniano encontra componentes ocidentais no armamento russo. Inclusive, foram documentados todos os achados num site oficial. Na lista estão todas as armas russas que contêm peças de fabricação europeia e ou estadunidense, desde mísseis até drones. O portal também inclui uma lista com os nomes variados das empresas fabricantes desses objetos.

Adaptações nas defesas ucranianas
O Ministério da Defesa do Reino Unido divulgou um relatório dizendo que, nos últimos meses, a Rússia aumentou o uso de drones de ataque. Segundo o texto, o exército de Putin provavelmente continuará com a mesma estratégia devido à sua capacidade de produção expandida.
A estratégia da Rússia de usar drones Parody força a Ucrânia a adaptar seus sistemas de defesa para enfrentar tanto drones armados quanto chamarizes. Com isso, a Rússia não só consegue confundir e enfraquecer as defesas inimigas. Os desvios de alguns "drones invisíveis" aumentam as tensões na região e ameaçam a estabilidade na região, já violando o espaço aéreo de outros territórios, como a Moldávia.
Imagem da capa | HUR
Ver 0 Comentários