Ucrânia caçou drone "invisível" da Rússia com um detalhe no interior: "Made in the USA"

Imagem | HUR
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

Desde seu início em 2022, o conflito entre Rússia e Ucrânia se tornou o maior laboratório da história para tecnologia militar, especialmente no uso de drones. Enquanto a Ucrânia tem um pequeno dispositivo para detectar esses dispositivos chamado Tsukorok, a Rússia possui Parody, um tipo de drone que tenta enganar seus inimigos.

Recentemente, o exército ucraniano "caçou" um desses drones. Ao contrário dos utilizados para ataque, estes foram fabricados para servir como iscas em ofensivas aéreas russas. Também conhecidos como “drones invisíveis”, tem o objetivo de enganar e saturar as defesas antiaéreas do inimigo.

"Autópsia" em um drone

Os drones Parody simulam o sinal de radar dos Shahed-136 do Irã, que a Rússia usa rotineiramente para ataques reais. Desta forma, confundem os sistemas de defesa ucranianos, para forçá-los a gastar munições e recursos em alvos falsos. São veículos pequenos e, aparentemente, baratos. O Parody representa 50% dos drones utilizados pela Rússia nos seus ataques, o que tem sido uma estratégia muito boa. É por isso que a Ucrânia capturou um para analisá-lo profundamente.

Depois de abrir o drone, a Inteligência Militar Ucraniana (HUR) informou que este continha peças de fabricação ocidental. Várias delas, como microcontroladores, antenas e transceptores, vinham de empresas localizadas principalmente nos Estados Unidos, assim como outras de fabricação europeia. É curioso porque, supõe-se, a Rússia enfrenta sanções que impedem, precisamente, a aquisição de tecnologia estrangeira para suas armas.

Esta não é a primeira vez que o exército ucraniano encontra componentes ocidentais no armamento russo. Inclusive, foram documentados todos os achados num site oficial. Na lista estão todas as armas russas que contêm peças de fabricação europeia e ou estadunidense, desde mísseis até drones. O portal também inclui uma lista com os nomes variados das empresas fabricantes desses objetos.

Original Desmantelamento do drone russo Parody

Adaptações nas defesas ucranianas

O Ministério da Defesa do Reino Unido divulgou um relatório dizendo que, nos últimos meses, a Rússia aumentou o uso de drones de ataque. Segundo o texto, o exército de Putin provavelmente continuará com a mesma estratégia devido à sua capacidade de produção expandida.

A estratégia da Rússia de usar drones Parody força a Ucrânia a adaptar seus sistemas de defesa para enfrentar tanto drones armados quanto chamarizes. Com isso, a Rússia não só consegue confundir e enfraquecer as defesas inimigas. Os desvios de alguns "drones invisíveis" aumentam as tensões na região e ameaçam a estabilidade na região, já violando o espaço aéreo de outros territórios, como a Moldávia.

Imagem da capa | HUR

Inicio