Pouca gente sabe, mas deixar o Wi-Fi do celular desligado ao sair de casa é fundamental: veja como melhorar a segurança do seu smartphone

Como ter mais segurança com seu celular? Imagem: Xataka
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
sofia-bedeschi

Sofia Bedeschi

Redatora

Jornalista com mais de 5 anos de experiência no ramo digital. Entusiasta pela cultura pop, games e claro: tecnologia, principalmente com novas experiências incluídas na rotina. 

É comum que, ao sair de casa, algumas pessoas deixem o Wi-Fi do celular ligado. Isso pode acontecer por descuido, por comodidade — para garantir que o aparelho se conecte automaticamente à rede doméstica ao retornar — ou simplesmente porque muita gente não dá importância a esse detalhe. Mas o que parece inofensivo pode representar um risco à segurança.

Manter o Wi-Fi ativado fora de casa faz com que o celular tente se conectar automaticamente a redes abertas.

O problema é que essas conexões nem sempre são seguras. Sem perceber, você pode acabar expondo informações armazenadas no aparelho — até mesmo a sua localização.

A questão da localização

Não é incomum salvarmos redes Wi-Fi dos lugares que frequentamos com mais frequência — como o café ou restaurante preferido, o banco ou até um parque próximo de casa. Isso é prático, já que o celular se conecta automaticamente assim que chegamos.

Mas, ao registrar essas redes, abrimos espaço para que alguém rastreie nossos hábitos e descubra nossa rotina e localização.

Por isso, se a ideia é proteger sua privacidade, compensa apagar as redes às quais o celular já está conectado. Utilizá-las apenas quando necessário reduz a chance de ter a localização exposta — e também evita conexões involuntárias com redes maliciosas.

Conectar-se a redes públicas, como as de shoppings, restaurantes ou hotéis, também representa riscos. Informações pessoais podem ficar vulneráveis a malwares e ciberataques. Por isso, o ideal é impedir que essas conexões aconteçam automaticamente.

No Windows, por exemplo, é possível marcar uma rede como “pública” — isso impede que suas pastas e arquivos compartilhados fiquem disponíveis para outras pessoas conectadas à mesma rede.

Inicio