Tendências do dia

Comprei um iPhone usado sem o logotipo da Apple na China: acabou sendo um protótipo único com botões táteis

Youtuber encontra curioso dispositivo em site de itens de segunda mão e descobre que ele combina peças do iPhone 13 e do iPhone 14 Pro

Iphone sem marcação pode ser protótipo do iPhone 14 Pro | (Divulgação)
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

Ao longo do desenvolvimento de novas funcionalidades para o iPhone, a Apple cria dispositivos de teste que servem para experimentar essas novas características. O criador de conteúdo Apple Demo afirma ter encontrado um desses supostos protótipos e decidiu compartilhar sua descoberta em um vídeo em seu canal no YouTube.

Um ponto curioso é que o youtuber adquiriu o aparelho no Xianyu, um site chinês de compra e venda de itens de segunda mão. Apple Demo explicou que o vendedor não sabia nada sobre o dispositivo, exceto que ele foi encontrado em uma fábrica de reciclagem de produtos eletrônicos.

O iPhone Vesica Piscis

Batizado como Vesica Piscis, esse dispositivo parece estar entre o iPhone 13 e o iPhone 14 Pro, pois compartilha componentes de ambos os modelos, além de apresentar botões táteis que, segundo o MacRumors, a Apple planejava introduzir no iPhone 15. Esse recurso era conhecido como Projeto Bongo, mas acabou não sendo implementado.

O dispositivo não possui o icônico logo da maçã na parte traseira, mas sim um símbolo com dois círculos sobrepostos, semelhante a um diagrama de Venn. Essa figura é conhecida em latim como “vesica piscis”, nome que foi dado ao protótipo. Esse símbolo já havia aparecido em outros protótipos da Apple, especificamente em uma versão inicial do Airtag.

Além do símbolo incomum, em uma das laterais do dispositivo, há uma gravação com o código “RANGER-DROP2.5_D2-5DRS_000739”. Apple Demo menciona que essa inscrição pode indicar que o aparelho foi submetido a testes rigorosos de durabilidade, como uma queda de 2,5 metros de altura.

Este protótipo possui um botão de volume combinado. A bandeja para o cartão SIM é mais curta e fixada com parafusos. Quanto a outros componentes internos, como a câmera, eles não são funcionais — alguns até utilizam plástico transparente para simular os componentes reais.

Protótipo de iPhone Imagem | @AppleDemoYT no X

Um raro protótipo do iPhone 14 Pro

Quando ligado, o iPhone exibe uma mensagem indicando que a inicialização do microcontrolador foi concluída. Ao ser conectado a um computador Mac, o telefone aparece identificado como "Bender" no relatório do macOS. Vale destacar que outras placas de desenvolvimento da Apple também são chamadas de "placas BENDER", uma referência ao personagem de Futurama.

De acordo com o número de série, o dispositivo foi fabricado em maio de 2021, antes do lançamento do iPhone 13 Pro. No entanto, a protuberância da câmera é semelhante à do iPhone 14 Pro, o que sugere que pode ser um modelo 14 Pro, embora a combinação de componentes torne sua identificação mais difícil.

A placa-mãe tem um design único. O youtuber observa que, à primeira vista, parece uma placa do iPhone 13 Pro, mas ao analisá-la, apresenta muitas diferenças. Alguns componentes remetem ao iPhone 14 Pro, sugerindo que pode se tratar de um protótipo desse modelo. Seja como for, este raro dispositivo oferece uma visão sobre como a Apple realiza o desenvolvimento de seus telefones.

Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.

Inicio