Hoje em dia, quase tudo está se transformando em um serviço por assinatura. As empresas perceberam as vantagens de contar com receitas previsíveis e recorrentes, e muitas acabaram adotando essa prática, mesmo quando nem sempre é plenamente justificável. Felizmente, ainda existem exceções, e uma delas é a empresa liderada por Satya Nadella.
Ponto positivo para a Microsoft
Eles prometeram e cumpriram, algo raro e admirável em uma era em que cada vez mais empresas e desenvolvedores buscam transformar seus produtos em assinaturas. O Office 365 é um exemplo disso há anos, mas é importante reconhecer o grande mérito da Microsoft: continuar oferecendo versões do Office com licença perpétua. Você paga uma vez e pode usá-lo para sempre.
Mas é claro que tem um ponto negativo, né?
Essas edições perpétuas do Office têm a limitação de não receber atualizações frequentes ou novas funcionalidades, mas, para muitos usuários, isso não representa um problema.
Perfeita para quem faz quase sempre as mesmas coisas
Por exemplo, eu ainda uso uma versão do Office 2021 para MacOs - que provavelmente não atualizarei por vários anos. Apesar de existirem recursos interessantes na versão por assinatura, meu uso dessas aplicações é bastante tradicional e limitado — não preciso de mais do que isso.
Uma interface com cara de Windows 11
O Office 2024 traz muitas novidades que foram sendo integradas ao Microsoft 365 nos últimos anos. A interface visual recebeu um novo tema alinhado ao Fluent Design, estilo de design do Windows 11. Além disso, há mudanças notáveis no Excel, PowerPoint e Outlook, descritas com mais detalhes no anúncio oficial.
Conta Microsoft
Embora a Microsoft indique que é necessário ter uma conta Microsoft e conexão à internet, isso provavelmente será exigido apenas para instalar, ativar a suíte e acessar atualizações de segurança. O Office 2024 é compatível com Windows 10, Windows 11 e as três últimas versões do macOS.
Duas versões disponíveis
O Office 2024 está disponível em duas edições. A primeira é o Office Home 2024, que custa 149 euros (ou o mesmo valor em dólares nos EUA) e inclui Word, Excel, PowerPoint e OneNote. Já a edição Office Home and Business 2024, que custa 299 euros (curiosamente, 249,99 dólares nos EUA), adiciona o Outlook e dá direito ao uso comercial das aplicações.
Assinatura para sempre!
A decisão da Microsoft é um alívio em uma indústria que cada vez mais nos empurra para o fenômeno da "fadiga das assinaturas": há assinaturas demais, e os custos só aumentam, muitas vezes de forma exagerada. Oferecer aos usuários a opção de adquirir produtos com licença perpétua é uma prática que deveria se espalhar para muitos outros serviços e produtos.
Imagem | Ed Hardie
Ver 0 Comentários