Tendências do dia

Um especialista me deu essa dica para reaproveitar um HD velho e agora minha TV funciona muito melhor

  • Ampliar a memória interna da TV, transformá-lo em um centro multimídia e muito mais!

  • Você só precisa de uma case para converter o HD em um disco rígido externo. Se já tiver uma, nem precisará fazer mais nada.

TV_HD
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
sofia-bedeschi

Sofia Bedeschi

Redatora

Jornalista com mais de 5 anos de experiência no ramo digital. Entusiasta pela cultura pop, games e claro: tecnologia, principalmente com novas experiências incluídas na rotina. 

Resgatar dispositivos esquecidos na gaveta não só os livrará do pó, mas também os tornará úteis novamente em nossa vida. Um velho iPhone, por exemplo, pode ter várias funções. E quando se trata de discos rígidos, é bem provável que você tenha algum em casa que nem se lembra mais.

Aproveitamos antigos alto-falantes de computador para ouvir música direto do celular, mostrando que é possível reaproveitar dispositivos eletrônicos de forma prática. Para a Smart TV, um HD antigo pode ser uma excelente solução para ampliar sua memória limitada, garantindo mais utilidade sem precisar gastar dinheiro.

Prepare seu HD antigo para usar na Smart TV

Tem um velho HDD ou SSD pegando pó na gaveta? Ele pode ser extremamente útil, desde que você saiba como adaptá-lo à sua TV. Para isso, será necessário torná-lo compatível com as entradas USB localizadas na parte traseira do aparelho.

HD

Se você tem um HD externo mais antigo, basta um cabo para conectá-lo à TV. Já no caso de HDs internos de computador, aqueles que ficam dentro do gabinete, também é possível reaproveitá-los. Considerando a memória limitada da Smart TV, esse recurso pode ser um verdadeiro salvador, seja para gravar conteúdo ou armazenar seus vídeos.

Para reaproveitar um HD interno de um computador antigo, será necessário apenas uma case externa que permita conectá-lo à Smart TV via USB. No entanto, é importante verificar o tipo de conexão do HD, que pode ser IDE (os modelos mais antigos) ou SATA.

Isso não é um problema, pois em lojas de confiança você encontrará cases específicas para transformar HDs internos de computador em externos. Outro ponto importante é o tamanho do HD, sendo os formatos mais comuns de 2,5 e 3,5 polegadas. Portanto, esses são os dois fatores principais a considerar antes de adquirir uma case externa para seu HD antigo.

Assim que adquirir uma case compatível, basta abri-la e conectar o HD ao adaptador. Seguindo as instruções do fabricante, o processo fica ainda mais fácil, mas garantimos que não levará mais do que alguns minutos. Depois de fechar a case, seja com parafusos ou com um sistema de encaixe, o dispositivo estará quase pronto para uso.

Um formato necessário

Há um passo restante, simples, mas obrigatório: formatar o HD. Se ele foi utilizado anteriormente em um computador, é provável que esteja configurado com um sistema de arquivos incompatível com a Smart TV. Não se preocupe, agora que pode conectá-lo a um computador via USB, formatá-lo é um processo rápido e fácil.

Vale lembrar que, ao formatar, todos os dados armazenados serão apagados. Além de ajustar o formato, o conteúdo será completamente eliminado. Antes de seguir com o processo, é recomendável testá-lo na TV, já que muitos modelos permitem formatar o HD diretamente pelo sistema. Isso garante que ele fique perfeitamente adaptado às exigências do aparelho.

marcas

Sua Smart TV não formata o HD?

Use um computador para formatá-lo em exFAT ou NTFS, já que o FAT32 é menos recomendado devido às suas limitações no tamanho dos arquivos que podem ser copiados. No Windows, basta clicar com o botão direito no disco no "Explorador de Arquivos" e selecionar "Formatar". Se você usa Mac, deverá utilizar o "Utilitário de Disco". Os colegas da Xataka Smart Home têm um guia completo que pode te ajudar nesse processo.

Agora é só conectar o HD à Smart TV para aproveitar todas essas funcionalidades

Original

Além do que já foi mencionado, é importante considerar a capacidade de armazenamento do HD. Verifique se ele possui espaço suficiente para algumas tarefas, como gravar programas de TV.

Para isso, é necessário ter uma boa quantidade de gigabytes, já que os arquivos de vídeo, dependendo da resolução e outros fatores, podem ocupar muito espaço.

Quais outras utilidades um HD pode ter para sua Smart TV?

É possível instalar aplicativos mesmo que a memória da TV esteja cheia. Para isso, você pode seguir tutoriais compatíveis com dispositivos como o Chromecast com Google TV. Outra possibilidade interessante é transformá-lo em um centro multimídia: um único dispositivo para armazenar fotos, músicas, vídeos e outros arquivos compatíveis com sua TV.

Nesse contexto, aplicativos como VLC ou Kodi são excelentes opções. Com essas ferramentas, você pode explorar ainda mais funcionalidades, porque, como vimos, um HD antigo pode ser um verdadeiro tesouro para sua Smart TV.

Vía | Xataka Smart Home

Inicio