Disney se adapta a novos tempos e atualiza personagens para evitar ofender público de seus parques

Nome de personagem que fazia referência a álcoolismo foi trocado por um muito mais adequado ao público infantil | Foto: divulgação
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
sofia-bedeschi

Sofia Bedeschi

Redatora

Jornalista com mais de 5 anos de experiência no ramo digital. Entusiasta pela cultura pop, games e claro: tecnologia, principalmente com novas experiências incluídas na rotina. 

Há mais de 50 anos, Walt Disney teve a ideia de criar uma banda de ursos cantores para divertir os visitantes de uma nova atração. Os designers dos seus parques sugeriram dezenas de ideias: ursos mariachis, ursos animatrônicos e até ursos que tocavam jazz. No entanto, todas essas ideias foram descartadas em favor de um dos gêneros musicais mais populares nos Estados Unidos: o country.

Conhecida como Country Bear Musical Jamboree, a atração foi inaugurada no parque Magic Kingdom, em Walt Disney World, na Flórida, no dia 1º de outubro de 1971. Seu sucesso foi tão grande que, em 1984, a banda de ursos ganhou seu próprio especial de Natal nos parques e, em 2002, protagonizou o filme The Country Bears, que acabou sendo esquecido ao longo do tempo.

Mas qual foi o problema com os ursos animatrônicos?

Em setembro de 2023, um dos personagens foi substituído por uma versão atualizada. Trata-se de "Liver Lips McGrowl", um personagem secundário conhecido por seus grandes lábios, inspirados nos cantores de baladas dos anos 60.

No entanto, o nome "Liver Lips", que em tradução livre significa "Lábios de fígado", acabou se tornando um problema, pois, em inglês, faz referência aos efeitos do consumo excessivo de álcool e a doenças no fígado. De fato, segundo o Oxford English Dictionary, esse termo é considerado pejorativo e até ofensivo.

Original

Para evitar essa associação, decidiram reinventar a aparência e o nome do personagem. Agora, ele se chama Romeo McGrowl, como parte de um esforço para modernizar a Disney. Além disso, a atração foi completamente renovada, com novos figurinos para os ursos, um roteiro atualizado e um repertório musical reformulado.

De acordo com a Variety, o Country Bear Musical Jamboree agora conta com Mac McAnally, renomado cantor e compositor de música country, como produtor e arranjador de toda a trilha sonora da nova versão da atração. McAnally também interpreta versões no estilo country de clássicos como Bare Necessities (Mogli: O Menino Lobo), Fixer-Upper (Frozen) e A Whole New World (Aladdin).

A atração, que tem uma duração de cerca de 16 minutos, continua disponível para os visitantes no Disney World, agora com essa pequena, mas significativa, mudança.

Inicio