Esqueça o Quick Share, pois agora há uma maneira ainda mais fácil de transferir arquivos do celular para o Windows. E, na verdade, ela não consiste em enviar os arquivos, mas sim em acessá-los diretamente. Isso é possível graças à integração do armazenamento do seu celular Android com o explorador de arquivos do Windows, onde ele aparece como mais uma unidade.
Essa novidade já estava em desenvolvimento há algum tempo e pôde ser testada em outubro, mas era limitada aos Windows Insiders, usuários que baixam versões ainda em desenvolvimento do sistema. Agora, está sendo ativada para todos, eliminando a necessidade de cabos USB para copiar ou gerenciar arquivos do celular.
Adeus ao cabo USB
Windows e Android nunca se entenderam tão bem, a ponto de agora o celular aparecer como uma unidade adicional no explorador de arquivos do Windows. Isso vale tanto para o Windows 10 quanto para o Windows 11.
Essa interessante novidade faz parte da suíte de integrações entre os dois ecossistemas no recurso Administrar dispositivos móveis, o mesmo que permite usar o celular como webcam. Porém, foi só agora que a Microsoft começou a ativar essa funcionalidade para todos os usuários, conforme antecipado pelo Windows Latest.
Você pode verificar se já está disponível no seu caso acessando as configurações do Windows, na seção Bluetooth e dispositivos, onde deve marcar a opção Permitir que este computador acesse seus dispositivos móveis e, em seguida, clicar em Administrar dispositivos.
Se ainda não tiver nenhum celular Android vinculado, será necessário adicioná-lo clicando no botão Adicionar dispositivo. Após vinculá-lo, você poderá ativar integrações como notificações de fotos, câmera conectada ou a que nos interessa neste caso: Mostrar o dispositivo móvel no Explorador de arquivos.
E você não precisa fazer mais nada. Depois disso, o nome do seu celular aparecerá no explorador de arquivos como uma unidade adicional, de forma semelhante ao que aconteceria ao conectá-lo com um cabo USB. Mas, claro, sem o cabo.
A única coisa a ter em mente é que seu celular não aparecerá mais dentro de Este computador, mas sim será listado diretamente sob a categoria Área de trabalho. A partir daí, você pode acessar as pastas do celular para abrir, copiar, mover e excluir arquivos como preferir.
Por ser uma conexão sem fio, a transferência de arquivos é um pouco mais lenta do que com o uso de um cabo USB. No entanto, tem a vantagem de estar “sempre ativa”. É, portanto, uma ótima opção para copiar algumas fotos ou acessar arquivos esporadicamente sem a necessidade de conectar nenhum cabo, mesmo que o processo seja mais lento. Agora, mais pessoas poderão aproveitar essa conveniência.
Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.
Ver 0 Comentários