A publicidade por si só não é ruim. No entanto, é totalmente compreensível que ela possa incomodá-lo se for intrusiva. Veja, por exemplo, aplicativos conhecidos como o Gmail ou mesmo aquele que aparece nos celulares Xiaomi e HyperOS. Embora o Android 14 e o iOS 17 ainda ofereçam opções amigáveis à privacidade, ainda há coisas que você deve fazer.
Revisaremos as possíveis ações a serem tomadas no caso de seu celular exibir publicidade, seja do navegador que você está usando ou por meio de um aplicativo de terceiros que está enviando conteúdo para seu telefone.
Quais são as implicações da publicidade intrusiva em seu telefone?
Se seu telefone exibe anúncios de forma intrusiva, isso significa que há um aplicativo ou site abusando das permissões que você concedeu a ele e, no pior dos casos, que algum tipo de malware se infiltrou em seu dispositivo.
Em alguns casos, tantos anúncios podem ser exibidos que o celular fica praticamente inutilizável, por isso é aconselhável detectar o problema a tempo e agir rapidamente. Atenção! Algo diferente é a publicidade que está em alguns aplicativos de sistemas operacionais como o MIUI. Não estamos falando dessa publicidade agressiva que pode até paralisar nosso telefone.
O que fazer se seu iPhone mostrar anúncios
O iOS é conhecido por ser um sistema seguro, a tal ponto que não conhecemos casos em que a publicidade tenha se infiltrado no sistema por meio de um aplicativo de terceiros, uma vez que eles não têm permissão para isso.
No entanto, é possível impedir o rastreamento para mostrar publicidade personalizada. Para fazer isso, você deve entrar em 'Configurações' > 'Privacidade e segurança' > 'Rastreamento' e desmarcar todos os aplicativos que você deseja que não rastreiem sua atividade. Da mesma forma, em 'Configurações' > 'Privacidade e segurança' > 'Publicidade da Apple', você pode fazer o mesmo com os anúncios da Apple em aplicativos como a App Store.
No caso hipotético de que a publicidade apareça em outros cenários no seu celular, você não teria outras alternativas além dos dois seguintes. O primeiro seria localizar os aplicativos mais recentes que você instalou. No caso do iOS, é simples, pois todos eles estão distribuídos nas telas principais. Se notar algum comportamento estranho ou intrusivo após instalar um aplicativo, basta excluí-lo.
O segundo cenário é realizar uma redefinição do seu telefone. Para isso, nas configurações, vamos em 'Geral' > 'Transferir ou redefinir iPhone' > 'Apagar todo o conteúdo e configurações'. Após o processo, seu iPhone estará como saído da fábrica. É o método mais agressivo, mas se não houver outra opção, é o que pode acabar com o problema.
O que fazer se seu Android mostrar anúncios
No caso do Android, infelizmente, os adwares podem ter uma presença maior. No entanto, o procedimento é bastante semelhante ao que vimos para o iOS. Se seu telefone mostrar publicidade devido a algo que você aceitou de um determinado site, bloqueie as notificações push do seu navegador. No caso de a publicidade estar chegando à tela de bloqueio ou à barra de notificações (algo relativamente comum em aplicativos de baixa qualidade), a solução é bloquear suas permissões.
Em Configurações > Aplicativos, encontraremos os aplicativos que instalamos recentemente. Se suspeitarmos de um (ou soubermos diretamente qual aplicativo é), só precisamos bloquear as notificações que nos são enviadas, seja completamente, ou selecionando que não as mostre na barra de status ou na tela de bloqueio, os dois principais pontos em que geralmente são exibidas.
No pior cenário, você pode redefinir seu telefone para garantir que ele esteja "limpo" novamente, sem nada instalado. Isso pode depender da camada de personalização, mas você pode encontrá-lo rapidamente digitando 'reset' ou 'reset' no localizador de configurações e clicando para excluir tudo.
Se seu navegador ou aplicativo mostra anúncios, é normal
Os banners do navegador são o assunto dos próprios sites, que os usam como um de seus principais métodos de monetização. Se entrarmos em um site, ele mostrará anúncios, o que não significa que algo esteja errado com seu celular.
Por outro lado, os pop-ups também são, felizmente ou infelizmente, uma ocorrência bastante cotidiana quando estamos navegando. Esses tipos de páginas não são um problema em si, mas o conteúdo mostrado pode causar conflito, que geralmente fornecem links para baixar conteúdo malicioso, entre outros.
No nível de aplicativos, mais do mesmo. Muitos vivem em pequenos banners que, às vezes, podem ser removidos por meio de uma assinatura ou por meio de um pagamento direto. Um caso separado é que o aplicativo nos envia publicidade quando não está aberto.
A solução baseada na web envolve bloquear um navegador com um bloqueador de anúncios. No nosso caso, recomendamos o Brave, disponível para iOS e Android. Este navegador bloqueia pop-ups, protege contra rastreamento, bloqueia cookies de terceiros e muito mais, por isso é uma boa solução para navegar com tranquilidade.
Caso você tenha concordado com uma página mostrando anúncios por meio de notificações push, algo que pode se tornar bastante irritante, basta ir nas configurações do navegador que você está usando e configurar as notificações. No Chrome, por exemplo, ele é mostrado em 'Configurações' > 'Configurações do site' > 'Notificações'. No Edge é quase o mesmo processo: 'Configurações' > 'Notificações' e desativar 'Permitir notificações'.
Ver 0 Comentários