Além de ser um inveterado colecionador de mansões, Jeff Bezos também demonstra um grande gosto por jatos particulares, acumulando uma pequena frota de três aeronaves. Agora, o milionário fundador da Amazon está substituindo um deles por um Gulfstream G700, o avião privado mais avançado do mercado.
De acordo com dados publicados no perfil do X de Jack Sweeney, o estudante universitário que rastreia os aviões particulares de Elon Musk e Taylor Swift por meio dos dados públicos de voo, Bezos estreou seu novo avião no dia 10 de julho de 2024.
O Gulfstream G700 de Jeff Bezos está avaliado em cerca de US$ 80 milhões e é anunciado como um dos carros-chefe da fabricante. Após nove meses de tramitação, o modelo foi certificado pela Federal Aviation Administration (FAA) em março de 2024. A Qatar Airways foi a primeira a receber duas unidades do G700 para o serviço Qatar Executive. Já Elon Musk, que também encomendou um, ainda não retirou seu aparelho.
O Rolls-Royce dos céus
Não é errado dizer que o Gulfstream é o Rolls-Royce dos céus, levando em conta o luxo e o conforto a bordo. O avião é até mesmo equipado com motores Rolls-Royce Pearl 700, os quais concedem uma autonomia de voo de até 14.353 km, o que permitirá a Jeff Bezos viajar entre destinos tão distantes como Miami e Tóquio sem escalas.
O avião tem capacidade para 19 pessoas, distribuídas em cinco quartos e dois banheiros a bordo, permitindo personalizar a configuração da cabine para a instalação de camas ou áreas de relaxamento.
Segundo o portal JetSpy, o avião de Bezos recebeu na cauda a identificação N11AF e está registrado no domínio da operadora TVPX Aircraft Solutions, uma empresa de serviços. Dessa forma, seria possível manter a privacidade do verdadeiro proprietário da aeronave.
Segundo o Business Insider, apesar de tentar passar despercebido aproveitando um programa oferecido pela FAA, o qual fornece à aeronave um registro temporário, o G700 do milionário já está sendo monitorado por aí. Em meados de agosto, estava em Ibiza. Naquela mesma época, a imprensa da ilha espanhola flagrou o veleiro Koru, também propriedade do fundador da Amazon, navegando pelas águas da área.
39 dias e 28 voos
O que mais chama a atenção no novo avião particular de Jeff Bezos não são o preço e nem os equipamentos a bordo. Sem dúvida, o que mais tem gerado comentários é seu impacto em termos de emissões de carbono.
Em apenas 39 dias de operação, o avião já emitiu cerca de 264 toneladas de dióxido de carbono, o que equivale a 17 vezes as emissões anuais de um americano médio, de acordo com um estudo de emissões per capita publicado no Our World in Data. Esses dados reforçam o impacto ambiental da utilização intensiva de jatos privados, uma questão que tem sido objeto de crescente preocupação no contexto da crise climática.
Imagem | Van Ha, Gulfstream
Ver 0 Comentários