Tendências do dia

Para não prejudicar a paisagem, Suíça encontra solução inusitada para instalação de painéis solares

O sistema recebeu autorização da Oficina Federal de Transportes para instalar os painéis solares em um trecho linear de 100 metros

Suíça_Painel Solares_Estética_Futuro
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
sofia-bedeschi

Sofia Bedeschi

Redatora

Jornalista com mais de 5 anos de experiência no ramo digital. Entusiasta pela cultura pop, games e claro: tecnologia, principalmente com novas experiências incluídas na rotina. 

O impacto visual dos projetos renováveis é um tema que, na Espanha, já conhecemos bem. Uma das opções para evitar isso é não aceitar mais projetos de energia renovável. No entanto, na Suíça, que se encontra na mesma situação, buscaram uma solução para continuar cuidando de sua paisagem idílica: colocar os painéis solares nas linhas de trem.

Painéis solares nas vias

Uma startup suíça, a Sun-ways, desenvolveu um projeto piloto para instalar a primeira planta de energia solar desmontável do país em uma linha de trem. O sistema, que deve ser implementado no ano que vem, recebeu autorização da Oficina Federal de Transportes para colocar os painéis solares em um trecho linear de 100 metros da linha 221 da transN, a empresa de transporte público do cantão de Neuchâtel.

Uma produção estimada de 16.000 kWh por ano

O projeto piloto será construído com 48 painéis de 380 W de potência cada, e fornecerá eletricidade para toda a rede local. A Sun-ways se associará à Viteos, fornecedora local de eletricidade, e à DG-Rail, empresa especializada em instalações elétricas ferroviárias, para a construção.

O orçamento do sistema piloto é de 585.000 francos suíços (621.800 euros), totalmente financiado pelos parceiros.

A empresa suíça explicou que os módulos solares podem ser instalados de forma manual ou com uma máquina ferroviária (desenvolvida pela Cheuchzer S.A.), que consegue colocar até 1.000 m² de painéis por dia. Além disso, por ser desmontável, o sistema facilita os trabalhos de manutenção.

Não foi tão fácil

Se algo caracteriza o país suíço, pode ter certeza de que haverá rigidez e minuciosidade. No verão do ano passado, a Oficina Federal de Transportes (FOT) não aceitou a solicitação inicial do projeto como medida de precaução. No entanto, com a ajuda de dois professores de mecânica da Haute École d’Ingénierie et de Gestion du Canton de Vaud (HEIG-VD) e um especialista em projetos de engenharia ferroviária, a Geste Engineering conseguiu fazer todas as avaliações necessárias para garantir os aspectos técnicos e de segurança, provando que o sistema é compatível com os critérios da FOT.

Além disso, a empresa afirmou que os painéis são mais resistentes às microfissuras que possam sofrer e terão um filtro antirreflexo para não deslumbrar os maquinistas.

Outros projetos fotovoltaicos

Embora seja um projeto inovador, não é a primeira vez que vemos soluções criativas para aproveitar os espaços com energias renováveis.

Por um lado, há um projeto entre Alemanha, Suíça e Áustria para cobrir as rodovias com painéis solares. Por outro lado, no Japão, utilizam módulos solares transparentes como janelas. Também encontramos telhas fotovoltaicas como um passo a mais rumo ao autoconsumo.

Esse tipo de solução surge da ansiedade de muitos moradores quanto à poluição visual das energias renováveis. No caso específico da Espanha, há vários exemplos disso, como o macroprojeto do Maestrazgo ou a preservação do Patrimônio diante da instalação de painéis solares.

O desenvolvimento de adaptar painéis solares a diferentes infraestruturas e integrá-los de forma mais direta na nossa rotina é uma maneira de ajudar a preservar o meio ambiente e cuidar da imagem paisagística dos ambientes.

Imagem| Unsplash e Sun-ways

Inicio